Notícia - Metalúrgicos cutistas de Santa Catarina e Paraná se unem em nova Federação

O dia de hoje marca um momento histórico para a categoria metalúrgica representada por sindicatos CUTistas de Santa Catarina e Paraná. Reunidos em assembleia na manhã de hoje (11), os representantes das entidades deliberaram pela fundação da Federação Interestadual dos Metalúrgicos da CNM/CUT – SC/PR (FIMETAL).

Estiveram presentes no evento o presidente e o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) Loricardo de Oliveira e Renato de Almeida respectivamente, os coordenadores do Departamento dos Metalúrgicos da CNM/CUT – SC/PR Wanderlei Monteiro e Adriano Braatz, a presidenta da CUT/SC Anna Julia Rodrigues e Jeferson Palhão (Miudinho) representando a CUT/PR. Representantes de outros ramos também prestigiaram o ato. Jean Penha representando o SINDIPETRO SC/PR, Nadir Cardoso, Neudi Giachini e Rogerio Correa pela FECESC, Denilson Machado pelo SINTRAFI, Hélio Samuel Medeiros pelo SINTECT, Guilherme Moraes e Lisandra de Meira pelo SINPRONORTE, Luiz Carlos de Oliveira do Sintropas/PR e Antônia Grigol presidenta do PT de Joinville.

A assembleia teve início com Adriano Braatz dando as boas vindas e ressaltando a importância do momento para a categoria, para o movimento sindical e para a classe trabalhadora. Já Wanderlei Monteiro fez um importante resgate histórico dos recuos e os avanços que levaram o Departamento até a fundação da FIMETAL CNM/CUT – SC/PR. 

Miudinho, representando a CUT/PR ressaltou o respeito e o respaldo que o Departamento sempre teve das CUTs Santa Catarina e Paraná, mesmo não tendo o status de Federação. “Organizados pelo Departamento trabalhamos muito bem e tenho certeza que este legado será mantido agora como Federação”, afirmou. Representar a luta, segundo ele, será cada vez mais complexo, “por isso a importância de estarmos fortalecidos”.

A presidente da CUT Anna Julia Rodrigues afirmou que este é um passo muito importante para o ramo e para a CUT. Segundo ela, a FIMETAL “vem para fortalecer ainda mais a luta da categoria e da CUT, sendo exemplo de organização para os demais ramos”.

Loricardo enalteceu o reconhecimento das entidades sobre a importância política em fazer a FIMETAL acontecer. “Agora vamos construí-la de tal forma que ela se torne a principal ferramenta de luta, conquista e solidariedade da categoria em Santa Catarina e Paraná, fortalecendo a luta de classes e as pautas fundamentais para a qualidade de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores”, ressaltou.

A Federação será presidida por Cleverson Oliveira, tendo como vice-presidente Claudir Messias da Rosa, secretário geral Noberto Volpi, secretário de finanças Adriano Braatz, secretário de formação Bruno Alexandre Marques Bilha, secretário de política sindical João Batista Da Silva (Boca) e secretária de política de mulheres Rosana Pereira De Souza. A suplência será composta por Gilberto Dias, Volmar Fasin, Pedro Cícero Cassiano Da Silva, Maridete De Fátima P. Soares da Silva, Jefferson Leandro Gomes Palhão, Luma Cristina Da Silva e Evandro Uggioni Simon. Efetivos no Conselho Fiscal estão Antonio Cesar Amboni Junior, Cleiton Bertoldo e Oziel Jolvir Lourenço tendo como suplentes Wilson Kaminski, Adriana P. Della R. Casemirchaki e Adélia de Fátima Nogueira.

Ao ser aclamado presidente da FIMETAL Cleverson ressaltou que o que os dirigentes dos Sindicatos sonharam juntos, agora é uma realidade. “O Departamento foi muito importante no momento da pandemia, por exemplo, puxando um movimento que criou um documento que salvou muitas vidas. Mas a falta de institucionalidade de nossa organização fez com que ficássemos de fora da negociação com o patronal. A partir de agora nos elevamos a um outro patamar. Ao nos constituirmos como Federação, começamos a escrever uma nova história para a nossa categoria e a classe trabalhadora”, afirmou.  

A FIMETAL CNM/CUT é composta em Santa Catarina pelos Sindicatos dos Metalúrgicos de Araquari, Concórdia, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville e Xanxerê e pelo Sindicato dos Mecânicos de Joinville. Pelo estado do Paraná estão os Sindicatos dos Metalúrgicos de Ponta Grossa e Toledo e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios de Ponta Grossa.

 


Fonte:   Departamento dos Metalúrgicos da CNM/CUT SC e PR - 14/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.