Notícia - Em caravana nas Missões, metalúrgicos gaúchos fazem ato em Santa Rosa

Dando continuidade na caravana de mobilização da campanha salarial 2025/2026, na região das Missões, os sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) realizaram atividade em Santa Rosa, em frente à AGCO, na manhã de ontem (10). 

Dirigentes sindicais da região dialogaram com os trabalhadores sobre as negociações salariais e informaram que a principal reivindicação é um reajuste de 10%, com base na reposição do poder aquisitivo do salário dos trabalhadores, perdidos entre 2019 e 2024.

“A mobilização também reforçou o lema da campanha pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial ‘A vida não tem hora extra’, que destaca a importância da saúde e do tempo de descanso”, disse o Coordenador da Região das Missões e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa e Região, Sávio André dos Santos. 

De acordo com ele, o Sindicato seguirá ampliando as ações em outras empresas da região. Nos próximos dias acontece mobilização em Horizontina, Santo Ângelo e Ijuí.

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, Sindicato dos Metalúrgicos de Panambi, Sindicato dos Metalúrgicos de Ijuí e Santo Ângelo, além do Sindicato dos Comerciários participaram da mobilização em Santa Rosa. 

Com assembleias em portas de fábricas e entrega do informativo Reaja!, os metalúrgicos da CUT-RS estão mobilizados em caravanas nas regionais. 

 

Atividade em Panambi marca início da caravana

A região das Missões deu início à caravana de mobilização da campanha salarial 2025/2026, dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), nesta semana. Com assembleias em portas de fábricas e entrega do informativo Reaja!, foram realizadas atividades em Panambi e em Santa Rosa. Nos próximos dias acontece mobilização em Horizontina, Santo Ângelo e Ijuí.

“Aqui nas Missões, estamos todos unidos pela nossa campanha salarial e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário”, afirmou o Coordenador da Região das Missões e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa e Região, Sávio André dos Santos. 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Panambi, Olívio de Oliveira contou que a atividade na empresa Bruning atingiu cerca de 2.800 trabalhadores. “Sendo que a nossa base está em torno de 9.300 metalúrgicos”. 

De acordo com os dirigentes, a categoria recebeu de maneira bastante positiva as manifestações dos sindicalistas e o boletim informativo da FTM-RS.

A pauta da campanha salarial é composta por um reajuste de 10% para repor o poder aquisitivo do salário dos trabalhadores, perdidos entre 2019 e 2024, período em que aumentou consideravelmente o custo de vida no Brasil. 

Entre as outras reivindicações estão o fim do teto para o reajuste, o piso salarial de R$ 2.101,41, vale alimentação de 815,57 (correspondente ao valor atual da cesta básica), sem vínculo com assiduidade.

 


Fonte:  FTM-RS - 14/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.