Notícia - Sindicato dos Motoristas de São Paulo recebe representante do governo federal

A qualificação profissional de motoristas e cobradores é um dos grandes desafios enfrentados pelo SindMotoristas e Cobradores de São Paulo, que incide diretamente em promoções, valorização profissional, melhores salários e a motivação de os profissionais permanecerem na categoria.

Nesta segunda-feira (14), o presidente em exercício Valdemir dos Santos Soares (Moleque) e representantes da diretoria executiva do Sindicato receberam o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do governo federal e ex-presidente da UGT Bahia, Magno Lavigne, que destacou o trabalho realizado à frente da pasta em Brasília.

Segundo Lavigne, a secretaria está dialogando com agentes públicos e políticos em busca de ampliar a demanda de profissionais no setor de transporte – em todos os modais – que hoje sofre retração de mais de 40 mil postos, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Um dos caminhos apontados pelo secretário é o aporte de fomento do Sistema S, cujo valor seria empregado em cursos de formação e qualificação profissional, onde por meio do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), as entidades sindicais ficariam responsáveis por obter os recursos e criação dos centros de formação em suas bases.

“É nosso dever como representante dos trabalhadores achar caminhos que viabilizem a formação destes profissionais, que ao longo dos anos perderam valorização e a motivação de seguir à frente do volante”, destacou Magno.

O presidente Moleque e o presidente licenciado Edivaldo Santiago, por sua vez, apresentaram o projeto do Centro Educacional de Valorização de Trânsito (CEVAT-RESGATE), que é referência no segmento em todo país, com oferecimento de diversos cursos na área. E logo em breve estará atuando de forma efetiva junto aos companheiros e companheiras do transporte urbano de São Paulo.

Este trabalho efetivo junto ao CEVAT-RESGATE está sendo realizado com apoio da Secretaria de Formação do Sindicato, liderada pelo companheiro Lucas Vieira Dias (Lucão).

“A entidade sempre investiu neste trabalho como instrumento diferenciado em benefício dos trabalhadores, pois o advento de novas tecnologias exigem técnica e conhecimento. Com o CEVAT-RESGATE, temos a oportunidade e o canal para esta transformação laboral junto à categoria”, destacou Edivaldo.


Fonte:  Sindicato dos Motoristas de São Paulo - 15/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.