O Sindicato está organizando uma caravana para a manifestação pelo Dia Internacional do Trabalhador, que acontecerá em 1º de Maio, a partir das 10h, na Avenida Paulista, em São Paulo. O ônibus sairá da sede do Sindicato às 7h30.
O ato está sendo convocado pela CSP-Conlutas e reunirá trabalhadores de diferentes categorias e integrantes de movimentos sociais, todos voltados para um 1º de Maio de luta e de fortalecimento da organização e das mobilizações da classe trabalhadora.
Neste ano, a bandeira pelo fim da escala 6x1 estará no centro das reivindicações. Levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 65% dos brasileiros são favoráveis à redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais e à adoção da escala 4x3 (quatro dias de trabalho e três de descanso).
Também está entre as reivindicações o aumento dos salários de acordo com a inflação dos alimentos, com a aplicação de gatilho salarial. Nos últimos 12 meses (até março), a inflação dos alimentos e bebidas pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulou alta de 7,45%.
Dia de luta
A origem do Dia do Trabalhador tem suas raízes em 1º de maio de 1886, quando iniciou-se uma greve geral nos Estados Unidos, com a adesão de 240 mil trabalhadores. Na cidade de Chicago, houve confrontos violentos entre trabalhadores e policiais, resultando em prisões, mortes e enforcamento de líderes sindicais.
“O Dia do Trabalhador é muito mais do que um feriado: é uma data marcada pela luta histórica por direitos trabalhistas e conquistas sociais. Ao contrário do que fazem as maiores centrais sindicais do país, que transformam o 1º de Maio em dia de festa, a CSP-Conlutas mantém sua tradição de organizar os trabalhadores para irem às ruas exigir seus direitos. Os metalúrgicos são parte fundamental nessa luta”, afirma o diretor do Sindicato Alex da Silva Gomes.
Caravana
As inscrições para a caravana devem ser feitas pelo WhatsApp (12) 99682-6630, até o dia 30 de abril, às 17h. A sede do Sindicato, de onde sairão os ônibus, fica na Rua Maurício Diamante, 65, Centro.