O 7° Encontro Estadual de Comunicação da CUT São Paulo reuniu mais de 100 participantes, compostos por sindicatos CUTistas, em torno de debates importantes sobre o uso da inteligência artificial e a luta pela democracia. O evento foi realizado na manhã de terça-feira, 15.
A abertura contou com uma análise de conjuntura com a participação de Belmiro Moreira, secretário de Comunicação da CUT-SP, do presidente da Central estadual, Raimundo Suzart, e da secretária de Comunicação da CUT Brasil, Maria Faria.
“Precisamos construir uma rede de comunicadores cada vez mais articulada no estado de São Paulo para atingir as pessoas com as pautas do mundo do trabalho, com as políticas públicas que defendemos, em um país onde os trabalhadores possam acessar os serviços com qualidade”, afirma o secretário de Comunicação, Belmiro Moreira.
Durante o evento, o presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart, ressaltou a importância de uma comunicação integrada para ampliar o alcance dos assuntos que interessam à classe trabalhadora. “Cada categoria pauta seus interesses e assuntos, então nosso desafio é fazer uma comunicação integrada, que chegue aos trabalhadores e trabalhadoras”, analisa.
O primeiro painel, ministrado pelo professor e consultor de IA, Pedro Burgos, abordou as ferramentas de inteligência artificial que podem ser incorporadas na comunicação sindical, além da reflexão sobre o impacto nos empregos com o avanço da tecnologia.
“A ideia é entender, nos capacitar sobre essas transformações, e ampliar o debate sobre como isso tem impactado e irá afetar o mercado de trabalho. Está em nosso radar fazer essas discussões internas, pensando na proteção dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse Belmiro Moreira.
A luta pela democracia em meio à ascensão da extrema direita foi o tema da segunda mesa. O apresentador do ICL e autor de livros sobre desigualdades e o neofascismo no Brasil, Cesar Calejon, abordou o contexto histórico da luta do proletariado e a lógica de pensamento de grupos extremistas. “A abordagem da extrema direita se baseia em três pilares: pânico moral, populismo penal e dogma religioso”, comenta Calejon. As estratégias de enfrentamento foram discutidas entre os participantes.
O 7º Encontro Estadual é realizado pela Secretaria de Comunicação da CUT São Paulo e pauta temas para o fortalecimento da comunicação sindical entre os filiados CUTistas.