Notícia - Líder sindical bielorrusso preso ganha prêmio internacional Arthur Svensson pelos direitos sindicais

Aliaksandr Yarashuk, presidente do Congresso Bielorrusso de Sindicatos Democratas (BKDP), vice-presidente da Confederação Sindical Internacional (ITUC) e membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), está sendo homenageado por sua defesa intransigente dos direitos e da democracia dos trabalhadores’ na Bielorrússia.

O comitê de prêmios destacou o absurdo da prisão de Yarashuk, com Frode Alfheim, presidente do sindicato norueguês Styrke e chefe do Comitê Svensson, afirmando:

"É completamente absurdo que um homem que é membro do Corpo Governante da OIT esteja atualmente preso por defender os direitos dos trabalhadores. Sindicalismo não é crime."

O caso de Yarashuk tornou-se um símbolo de resistência e esperança para os sindicalistas em todo o mundo, já que a Bielorrússia continua a reprimir a sociedade civil. Mais de 40 líderes sindicais e ativistas foram presos, e todos os sindicatos independentes dissolvidos à força. Os esforços do regime para silenciar Yarashuk, incluindo rotulá-lo como extremista do “,” refletem uma perigosa tendência global contra a liberdade de expressão e associação.

O secretário geral do IndustriALL Atle Høie comenta:

"Os ataques aos direitos sindicais na Bielorrússia estão entre os piores que vimos na história moderna. Yarashuk representa tudo o que os sindicatos representam e ele está disposto a lutar por isso sob a pior das opressões."

Esta é a segunda vez que o Prêmio Arthur Svensson foi concedido ao movimento sindical bielorrusso. Em 2021, o BKDP e seus sindicatos membros foram reconhecidos, mas a situação no país desde então se deteriorou ainda mais.

O Prêmio Arthur Svensson, concedido anualmente pela Styrke e no valor de NOK500.000 (US$47.000), será concedido em Oslo em 11 de junho de 2025. Yarashuk será homenageado pessoalmente ou simbolicamente, dependendo de suas circunstâncias.


Fonte:  IndustriALL - 23/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.