O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindinapi divulgou nota nesta quarta-feira (23) em defesa da proteção dos direitos dos aposentados.
“Proteger os direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária”, começa a nota assinada pelo presidente do Sindnapi, Milton Cavalo.
A nota foi divulgada após operação que a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta quarta-feira (23).
Batizada de Operação Sem Desconto, a ação mobilizou cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU nas investigações sobre um suposto esquema de descontos criminosos de aposentados e pensionistas.
De acordo com a PF, investigadores já reuniram indícios que sugerem a existência de “um esquema nacional de descontos de mensalidade associativa não autorizados em aposentadorias e pensões”.
O presidente do Sindnapi diz ainda que essas denúncias podem afetar diretamente a vida de muitas pessoas que dependem desses recursos para garantir seu sustento e bem-estar.
“Uma investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades, corrigir falhas e evitar que injustiças continuem acontecendo”, diz a nota.
Leia a seguir as notas do Sindicato na íntegra:
Notas do Sindnapi
Para o Sindnapi, a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária. Quando surgem denúncias de descontos irregulares nos benefícios, é essencial que essas alegações sejam levadas a sério e investigadas de forma rigorosa.
Essas denúncias podem afetar diretamente a vida de muitas pessoas que dependem desses recursos para garantir seu sustento e bem-estar.
Uma investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades, corrigir falhas e evitar que injustiças continuem acontecendo. Além disso, demonstra o compromisso das autoridades em proteger os direitos dos aposentados, promovendo confiança no sistema previdenciário.
Desta forma, o Sindnapi apoia a investigação das denúncias de irregularidades nos descontos em benefícios dos aposentados. Faz parte do DNA do sindicato a defesa dos beneficiários do INSS e a luta contra golpes dos mais diversos que afetam os ganhos dessa população.
Investir em uma investigação detalhada também serve para fortalecer a credibilidade das instituições que, como o Sindnapi, buscam dar apoio e garantir os direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. Afinal, garantir que os aposentados recebam o que lhes é de direito é uma questão de justiça e respeito à dignidade de cada pessoa que contribuiu ao longo da vida para construir o país.
Milton Cavalo – presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi)
Diretores do Sindnapi atuam há mais de 25 anos no movimento sindical
A diretoria do Sindnapi é eleita em convenção nacional e possui mandato definido. Atualmente, é composta por cerca de 80 membros, com representação em todos os estados do país.
Formada majoritariamente por ex-dirigentes de sindicatos de trabalhadores, a diretoria reúne lideranças com mais de 25 anos de atuação no movimento sindical brasileiro. Entre esses nomes está José Ferreira da Silva, o Frei Chico, atual vice-presidente da entidade.
Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem uma trajetória respeitada no sindicalismo. Iniciou sua militância ainda nos anos 1960, antes mesmo do irmão, como metalúrgico em São Bernardo do Campo (SP), e foi um dos pioneiros na organização dos trabalhadores no ABC Paulista. Atuou com coragem durante o regime militar, sendo uma das vozes mais firmes na luta pela redemocratização do Brasil e pelos direitos dos anistiados políticos.
Desde 2008, integra a diretoria do Sindnapi. Há um ano, ocupa a vice-presidência da entidade, contribuindo de forma significativa com sua experiência, especialmente nas pautas ligadas à anistia e à reparação histórica.
Frei Chico não ocupa essa posição por laços familiares, mas por mérito próprio e por sua trajetória reconhecida por todo o movimento sindical brasileiro.
O Sindnapi reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos aposentados, com uma diretoria legítima, experiente e comprometida com a história de luta social no país.
Além disso, a entidade apoia integralmente as investigações sobre eventuais irregularidades nos descontos aplicados sobre os benefícios dos aposentados. Transparência, responsabilidade e ética são princípios fundamentais da atuação do Sindnapi.
Seguimos firmes ao lado dos aposentados, trabalhando por uma sociedade mais justa, solidária e respeitosa com aqueles que ajudaram a construir o Brasil.
Milton Cavalo
Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi