Notícia - Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) lança o Coletivo Nacional em Energia

Com a presença em reunião ampliada por vídeo conferência de várias lideranças sindicais que atuam no setor elétrico brasileiro das Federações Regionais, Intersindicais e sindicatos de base e da Professora e Dra. Clarice Campelo de Melo Ferraz da UFRJ e do ILUMINA, a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) dá mais um passo importante na sua trajetória de fortalecimento e organização com a criação do Coletivo Nacional em Energia (CNUEnergia) na última quarta-feira (23).

Essa iniciativa representa uma das ações estratégicas do Plano de Ação da entidade, que busca ampliar a participação e a atuação dos trabalhadores nas lutas e nas disputas dos rumos do setor elétrico do país. O Coletivo Nacional em Energia tem o compromisso de fortalecer a unidade e as lutas dos trabalhadores, promover debates, formular críticas e propostas para a política de energia brasileira, abrindo caminhos para a implementação de ações que atendam e respeitem os direitos e conquistas dos trabalhadores de energia.

Assim como outros coletivos da Confederação, o novo CNUEnergia atuará como um espaço fundamental para que as Federações Regionais, Intersindicais e sindicatos de base possam dialogar e debater temas essenciais relacionados aos setores de energia como as lutas das Intersindicais, renovação das concessões, transição energética, mudança do setor elétrico brasileiro, para fortalecer a luta por políticas públicas que beneficiem toda a sociedade e garantam o desenvolvimento sustentável do país.

Para a Vice Presidência de Energia, Transição Energética - Fabiola Latino Antezana, a criação do CNUEnergia é um passo decisivo para consolidar a atuação da Confederação e ampliar a participação dos trabalhadores nas decisões que impactam suas vidas e o futuro do setor energético brasileiro.

O Presidente Paulo de Tarso destacou que essa iniciativa reforça o compromisso da CNU com a defesa dos direitos dos trabalhadores e com a construção de um setor energético mais justo, sustentável e democrático. O CNUEnergia se reunirá oportunamente sendo convidadas todas as Federações Regionais, Intersindicais e sindicatos de base para dar início a suas atividades.


Fonte:   CNU / Foto: Enel / divulgação - 24/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.