Entre os dias 24 e 25 de abril, a sede da FEQUIMFAR, em São Paulo SP, recebeu o “Seminário Setorial de Mineração: Política Industrial e Transição Justa na Construção de Políticas Públicas”. Realizado pela IndustriALL, IndustriALL Brasil e SASK, o evento contou com apoio técnico do DIEESE.
A mesa de abertura teve a presença de Edson Dias Bicalho, presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru, secretário-geral da FEQUIMFAR e membro do Comitê Executivo da IndustriALL; Lucineide Varjão, da CNQ/CUT e vice-presidenta da IndustriALL América Latina e Caribe; e Arnaldo Antunes, diretor do Sindicato Metabase e integrante do comitê gestor do projeto.
Na ocaisão, Edson aproveitou para destacar os 67 anos da FEQUIMFAR, comemorados no dia 24 de abril: “A Federação dos Químicos tem uma história importante de lutas, conquistas e compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras, sempre valorizando as categorias representadas.”
A programação do seminário incluiu temas como a apresentação do projeto “Política Industrial para uma Transição Justa – Projeto SASK”, panorama da indústria da mineração no Brasil, soberania nacional e transição energética, jornada de trabalho no setor, além de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, com destaque para a NR 32, saúde mental e aposentadoria especial.
No segundo dia, o presidente da FEQUIMFAR e vice-presidente da Força Sindical, Sergio Luiz Leite, o Serginho, participou das atividades e destacou a importância da construção de uma política industrial com transição justa, que leve em consideração a geração de empregos de qualidade, com direitos.
Para Edson Bicalho, a continuidade do debate é fundamental para fortalecer políticas que assegurem a proteção da saúde e condições dignas de trabalho do setor da mineração.