Na próxima quinta-feira (1/5), muita reflexão, música, corrida e serviços públicos marcarão o 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em Salvador. O evento unificado das centrais acontecerá no Farol da Barra, a partir das 6h com uma corrida, e seguirá durante todo o dia com várias atividades. No período da tarde, tem o ato político e shows com Juliana Ribeiro e Edson Gomes (veja a programação ao final).
A CTB Bahia está reforçando a mobilização dos sindicatos e dirigentes classistas. "É uma data especial para o movimento sindical e o sindicalismo classista vai participar com força. Foi muito importante ter o apoio institucional do governo estadual, garantindo os serviços para a população e colaborando com a estrutura e as atrações musicais. Agora, é cada sindicato mobilizar sua diretoria e base", conclama Rosa de Souza, presidenta da Central.
Nossas principais bandeiras deste ano são: fim da escala 6x1; menos juros, mais empregos; igualdade salarial entre homem e mulher; redução do IR até R$ 5 mil; agricultura familiar forte; serviços públicos e servidores valorizados.
Pelo interior, as coordenações regionais da CTB estão organizando a participação classista nas atividades. A Central participará de outros eventos, como um seminário na UFBA e no dia 29 de abril, na Marcha das Centrais à Brasília, para entregar o documento da classe trabalhadora ao presidente Lula. Confira a programação em Salvador:
MANHÃ
6h00 - Corrida dos Trabalhadores (concentração às 5h30)
7h30 - Aulão de aeróbica
8h00 às 12h30 - Caravana do Lazer (brinquedos infantis, pula-pula e jogos diversos)
8h00 às 15h00 - serviços públicos para população:
> Intermediação de empregos
> Orientação e agendamento para emissão de RG
> Atualização do CadÚnico
> Vacinação com 18 tipos de vacinas
> Campanha "Oxe, me respeite!": atendimento e orientação a mulheres em situação de violência
> Campanhas contra trabalho infantil
> Campanhas sobre outros temas: juventude, educação, saúde, entre outros
TARDE
16h00 - Show de Juliana Ribeiro
17h00 - Ato das Centrais
18h00 - Show de Edson Gomes