Notícia - Encontro sobre saúde e segurança no trabalho é realizado pela FEM-CUT/SP e Sindicato dos Metalúrgicos de Matão

O “Encontro de Conscientização e Formação sobre Saúde e Segurança no Trabalho” foi realizado pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), em parceria com Sindicato dos Metalúrgicos de Matão) na semana passada. A atividade contou com a participação de membros da Cipa, de sindicalistas e de representantes de empresas.

O encontro foi uma oportunidade para os presentes entenderem mais sobre o tema, com importantes palestras. Uma dela foi ministrada por Lia Magnoler, procuradora do Ministério Público do Trabalho de Araraquara, que abordou “Assédio e discriminação no ambiente de trabalho e atuação do MPT”. Já a exposição de Milton Bolini, chefe de Fiscalização da Gerência Regional do Trabalho de Araraquara, tratou sobre “A importância da Cipa e noções básicas para atuação do cipeiro”.

O dia também contou com a presença de Anderson Borges e Célia Capucci, ambos do departamento de Formação do ABC. Anderson trouxe importantes formação no debate intitulado” A importância da Cipa na organização do local de trabalho” e Célia discorreu sobre as “Doenças psíquicas desenvolvidas pelos trabalhadores”. Por fim, Joab Neri Dias Pereira, advogado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, falou sobre os “Principais aspectos jurídicos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa+A)”.

Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP, destacou a importância do evento. “É fundamental encontros como esses para atualizar a conscientizar a companheira da importância da CIPA e do trabalho em torno da saúde e da segurança dos trabalhadores. Temos um compromisso com a formação e com a luta por melhores condições no local de trabalho”.

Para Edna Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, a integração dos cipeiros e empresas foi um dos pontos fundamentais da atividade. “Foi muito importante realizar este encontro para a formação e o aprimoramento dos ‘cipeiros’, integrados a representantes de empresas e pessoas que contribuíram com seus diferentes conhecimentos para a segurança, a saúde, o respeito no trabalho, bem como a conscientização coletiva e a melhoria do ambiente de trabalho como um todo, diante do cumprimento de normas e bons relacionamentos mútuos entre todos”.

Jorge Lima, coordenador de Formação da FEM-CUT/SP, destacou o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA), em parceria com o Sindicato e o Ministério Público do Trabalho (MPT), na promoção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e respeitosos. “A atuação conjunta fortalece a fiscalização das condições de trabalho, amplia o combate a práticas abusivas e potencializa ações de prevenção contra acidentes e assédio. Enquanto a CIPAA atua diretamente nas empresas, o Sindicato representa os interesses coletivos dos trabalhadores e o MPT garante a aplicação da legislação trabalhista, formando uma rede de proteção e conscientização essencial para a defesa da dignidade no trabalho”.

Encontro contou com a presença Achiles Bianchini Filho, secretário-geral dos Metalúrgicos de Matão, Carolina Possato do Nascimento, gerente regional do Trabalho de Araraquara, Ceres Lucena, secretária da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT/SP, Jorge Lima, coordenador do Coletivo de Formação da FEM-CUT/SP, Genildo Dias Pereira membro do Departamento de Formação do ABC, e Claudenir Timóteo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto.

 


Fonte:  FEM-CUT/SP - 06/05/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.