A CUT Bahia, em parceria com a Escola Nordeste da CUT, realiza, no próximo dia 8 de maio, a partir das 9h, na sede do Sindiquímica, em Nazaré, um importante seminário sobre sindicalismo e economia solidária. O evento reunirá lideranças de destaque no cenário nacional, como o secretário nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, e o secretário nacional de Economia Solidária da CUT Brasil, Admirson “Greg” Medeiros Ferro Jr.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o debate em torno de alternativas ao modelo econômico excludente, promovendo a construção de práticas baseadas na cooperação, na autogestão e na valorização do trabalho humano.
Para a secretária de Relações do Trabalho da CUT Bahia, Gilene Pinheiro, o seminário é essencial diante das profundas desigualdades sociais que afetam a classe trabalhadora: “É fundamental discutir a organização da classe trabalhadora frente a um sistema que historicamente exclui as maiorias e prioriza apenas o lucro. A economia solidária se apresenta como um caminho viável de resistência e transformação.”
Além de promover o debate e a troca de experiências, o evento também marcará a criação do Coletivo de Economia Solidária da CUT Bahia, reforçando o compromisso da Central com um projeto de desenvolvimento justo, inclusivo e democrático.