A Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) realiza de 13 a 17 de maio de 2025, na República Dominicana, o 5º Congresso Continental.
O evento reúne mais de 400 delegados sindicais de todo o continente, homenageou o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e está sendo realizado com debates e atos políticos sobre os temas:
- “Democracia e Integração na América Latina e no Caribe: desafios e prioridades do movimento sindical na região perante as mudanças demográficas, tecnológicas e climáticas”
- “Defesa da democracia e combate à extrema-direita: prioridades do movimento sindical das Américas”.
Também inclui a eleição da nova direção da CSA e a definição das prioridades de ação diante dos desafios enfrentados pelos trabalhadores nas Américas.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participou do Seminário, saudou a solidariedade da classe trabalhadora das Américas e falou sobre:
- a realidade brasileira,
- os avanços das medidas populares, progressistas e desenvolvimentistas do governo Lula,
- as pautas da classe trabalhadora brasileira (fundamentais para a manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras),
- a busca permanente pelo trabalho decente,
- a justiça e a inclusão social e
- os desafios do movimento sindical perante os retrocessos defendidos pelo conservadorismo político e neoliberalismo econômico.
“Este Congresso foi importante para termos mais força e resistência, solidariedade e articulação política do movimento sindical”.
Também presente Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR, secretário de relações internacionais adjunto da Força Sindical e membro do Comitê Executivo da IndustriALL.