Notícia - Trabalhadores da saúde são homenageados na Alesp com chamado à organização e combatividade

O presidente da Federação Paulista de Saúde, Edison Laércio de Oliveira, chamou a categoria à reflexão para se organizar e fortalecer o movimento sindical a fim de enfrentar os ataques orquestrados contra o sindicalismo e lutar por melhores condições de trabalho e valorização salarial. Isto aconteceu durante a sessão solene da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta sexta-feira, 16, em sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador da Saúde (12 de Maio).

“Nós, profissionais da saúde, somos importantes. Viemos receber a homenagem do povo de São Paulo. Isto é gratificante. Mas este é um dia de reflexão. Estamos em negociação coletiva com seis sindicatos em maio. Outros têm data base no começo do ano sequer receberam propostas do setor patronal”, explicou em seu discurso o recém-eleito presidente do Sinsaúde. “Há uma campanha midiática contra os sindicatos com a crise no INSS. A mídia está a serviço do grande capital nacional e internacional. País que não tem estrutura sindical forte e aguerrida não é um país democrático”, avalia.

A cerimônia na Capital recebeu 600 profissionais da saúde, que vieram em caravanas trazidas por sindicatos de 13 regiões do estado. O Sinsaúde de Campinas levou representantes de 20 cidades.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, participou da cerimônia, junto com membros da diretoria e realçou a importância da se valorizar a categoria. “Os trabalhadores da Saúde merecem todas as homenagens pelo trabalho dedicado e essencial que prestam a toda a sociedade”.

 

12 de maio é iniciativa do Sinsaúde

O Dia do Trabalhador da Saúde, 12 de maio, é uma data comemorativa para reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde. A criação dessa data é uma iniciativa do Sinsaúde na década de 90. O estado de São Paulo instituiu o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde em 2004, pela lei 11.665, de autoria do deputado Rafael Silva (PSD). Desde então, os seus acordos coletivos de trabalho e convenções preveem o benefício de folga remunerada ou horas extras se trabalhado nesse dia.

 

Homenagens aos trabalhadores

O deputado estadual Rafael Silva, autor da lei que criou o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, falou sobre a importância do trabalho dos profissionais e o respeito conquistado na sociedade por sua dedicação.

Já o deputado Oséias Madureira agradeceu os bons cuidados que recebeu da categoria ao passar por cinco cirurgias. “Sei muito bem quanto a gente precisa da solidariedade, carinho e a forma amorosa com que o paciente é atendido por esta categoria que atua com competência e humanidade, muitas vezes em forma adversa. Merecem mais que aplausos, mas remuneração justa e melhores condições de trabalho”, destacou em seu discurso.

O representante da Uni Global para as Américas, que reúne sindicatos de vários países, Peter Kuhns, reconheceu a importância da categoria, principalmente durante a pandemia, mas chamou a atenção para a sindicalização. “Vencer os obstáculos dependem da força das organizações de base”, declara.

Representando Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Canindé Pegado lembrou que a luta dos trabalhadores da saúde ajuda a melhorar todo o sistema. “Todos temos uma dívida com os trabalhadores da saúde, trabalhar com esta categoria é motivo de muita satisfação”, comentou o secretário-geral da central.

Prestigiaram também a sessão solene o presidente do Coren-SP, James Francisco, o diretor da entidade Vagner Batista e o conselheiro, Kenny Rampone. Representando o secretário da Saúde de Santos, Fábio Lopes, o assessor Anderson Dionísio da Silva e a vereadora de Parapuã e diretora do Sindicato da Saúde de Campinas, subsede Tupã, Valéria Coracini (Lela).

 

Homenageados

A jornalista Sirlene Nogueira ciceroneou a sessão solene e chamou os representantes da categoria da base de cada sindicato para receber as homenagens.  

Adriana Castilho – de Sorocaba e região - Começou aos 20 anos na área como atendente, cursou auxiliar e técnico de Enfermagem. Desde 2001 trabalha na Unimed de Sorocaba. “Tenho muito orgulho de trabalhar na área da saúde. Assim criei dois filhos. Amo muito meu trabalho”.

Roberta Garcia dos Santos - Santos e Região - Coordenadora de recepção na Santa Casa de Santos. Iniciou há 30 anos como ascensorista. Trajetória de dedicação. Foi promovida para segurança, recepcionista, escriturária, assistente administrativo e agora coordenadora.

Natalia Gomes da Silva - Rio Claro e região - Técnica de enfermagem na UTI Neonatal na Santa Casa de Rio Claro desde 2017. “Realização da missão de servir ao próximo”.

Campinas e Região teve homenageados das seguintes cidades:

Americana - Luciana Barbosa Dantas. Desde 2022 atua como técnica no Hospital São Francisco. “Dedicação e profissionalismo”.

Amparo – Bianca Rodrigues Forner.  Técnica no Anna Cintra há 18 anos. “Trabalho comprometido com a qualidade de assistência”. Há 18 anos também é associada. Engajamento com direitos e valorização

Araras – Elaine Cristina dos Reis. Não compareceu por estar com dengue. Há 23 anos na área, Técnica de Enfermagem na Santa Casa de Araras. Em nome dela, a sindicalista Teresa Mendes recebeu a homenagem.

Atibaia – Claudia Helena dos Santos Sousa. Coordenadora de Atendimento. Há 28 anos na área. Atualmente no Hospital Albert Sabin.

Bragança Paulista – Darley de Oliveira. Desde 2005 na área. Começou no Hospital Universitário São Francisco. É Enfermeiro na clínica psiquiátrica e hospital dia.

Campinas – Maria Cristina de Oliveira Correa – 33 anos de atuação. Trabalha na Maternidade. Acredita que a profissão vai além de atendimento técnico. “É uma profissão que exige amor, responsabilidade e força emocional. Cada gesto de cuidado pode transformar vidas”.

Dracena – João Paulo da Costa Ladeira – Desde 2012 na Saúde. É Farmacêutico na Santa Casa de Adamantina Providência de Deus.

Garça – Olinda de Jesus Ramos Cavalcante. 24 anos na área. Auxiliar de dentista na Sociedade Caminho de Damasco. “Dedicação e compromisso com a saúde bucal da comunidade”.

Indaiatuba – Daniela de Almeida Pazin – Técnica de Enfermagem no Hospital Augusto de Oliveira Camargo. É sindicalizada há 24 anos. “Compromisso com os colegas”.

Itapira – Denise Correa Siliano. Técnica de Enfermagem no Instituto Bairral de Psiquiatria desde 1999. “Longa trajetória de compromisso com a saúde e os trabalhadores”.

Itu – Elza dos Santos Silva – Técnica de Enfermagem – 28 anos na Unimed Salto/Itu. Sócia há 26 anos. “Compromisso com a valorização dos trabalhadores”.

Jundiaí – Cleberson de Sousa Silva – Operador de Empilhadeira desde 2017 no Hospital de Caridade São Vicente. “Suporte logístico da instituição, colaborando com os bons serviços”.

Limeira – Regiane Gomes Coelho – Técnica na Unimed Limeira desde 2015.  Mãe da Maria Luiza de 4 anos.

Marília – Joana Darc de Melo Santos. Técnica há 29 anos. Desde 2002 na Maternidade Gota de Leite. “Cuidado, responsabilidade, comprometimento com a vida”.

Mogi Guaçu – Dalzira da Silva Santos – Mineira. Tecnica de Enfermagem desde 1989. Trabalha no Hospital São Francisco de Mogi Guaçu.

Espirito Santo do Pinhal. – Lázaro Bernardes de Souza. Começou no Bezerra de Menezes com 15 anos. Registrado em 1974 como tipógrafo. “52 anos de dedicação”. Lazinho é muito querido e respeitado pelos colegas. Associado há 30 anos.

São João da Boa Vista – Maria Eliana Egídio. Técnica de Enfermagem trabalha na Santa Casa Carolina Malheiros. Referência de comprometimento com os pacientes

Tupã – Lucia Elena Possidônio da Silva – sindicalizada há mais de 20 anos. Auxiliar de Enfermagem no Hospital Casa da Criança de Tupã. Aposentada, mas ativa na instituição. “Experiencia no cuidado”.

Valinhos – Irene da Silva Matias. Na saúde desde 1975. Passou por Atendente, Auxiliar e Técnica. Muito dedicada no Hospital e Maternidade Galileo.

Pelo Sindicato de Ribeirão Preto – Andreia Cristina Caputo Pereira. Trabalhou na administração do Hospital São Marcos, em Morro Agudo. Depois se formou Técnica e atua desde 2010 no mesmo hospital.

Araçatuba – Cicero Rodrigues Leite. Começou como Auxiliar, Técnico, Enfermeiro e fez duas pós: Enfermagem na UTI e Auditoria. Trabalha na Santa Casa de Birigui. “Saúde não é pra todo mundo. É preciso ter dedicação, ficar longe da família e trabalho em equipe com amor”.

Jaú – Irineu Aparecido da Rocha. Antes de 18 anos já trabalhava em hospital. Foi atendente e Técnico de Enfermagem. 43 anos de profissão. Dupla jornada soma 83 anos. É atleta também.

Piracicaba – Marcia Barreiro Munhoz. Começou aos 15 anos na área, desde 2016. Cursou Técnico. Pai também era da saúde.

Presidente Prudente – Sérgio Luiz Roman. Técnico desde 1980. Iniciou na Santa Casa de Presidente Prudente, foi da UTI móvel, integrou um barco hospital na região amazônica por 18 anos.

S.J. Rio Preto – Leonice Cordeiro de Faria. Começou como voluntária no hospital. Foi contratada como cuidadora por 5 anos. Estudou. Foi Auxiliar e agora é técnica. “Quero fazer a diferença”.

Franca – Graziela Cristina Alves – Técnica desde 2010. Atua na Central de Materiais da Santa Casa de Franca. “O trabalho é melhor em equipe”.

São Paulo e região – Manoel Carlos Neri da Silva. Enfermeiro e professor, atualmente presidente do Cofen, não pode comparecer e James Francisco Pedro dos Santos, primeiro-tesoureiro do Cofen, representou-o na cerimônia.

SJ dos Campos – Gisele Alexandre de Brito. Técnica em Enfermagem. “Trabalho é missão”. Fez homenagem às vítimas do Covid. “Cada profissional da saúde é amor, é a centelha de dedicação ao próximo”.


Fonte:  UGT - 19/05/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.