Notícia - CSB participa de reunião com MTE para discutir criação de Conselho Intersindical em São Paulo

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), representada por seu diretor de Mobilização, Paulo de Oliveira, participou nesta terça-feira (27) de uma reunião com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP). O encontro, liderado pelo superintendente Marcus Mello, reuniu diversas centrais sindicais e e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O principal ponto debatido foi a proposta de criação de um Grupo Tripartite Intersindical no estado, com o objetivo de fortalecer a atuação do MTE em São Paulo. A iniciativa busca estabelecer um canal permanente de diálogo entre governo, trabalhadores e empregadores, promovendo a reestruturação e o aprimoramento das ações do ministério no território paulista.

Durante a reunião, os representantes do MTE detalharam a atual estrutura de atendimento da pasta e ouviram sugestões das entidades sindicais para melhorar os serviços prestados à classe trabalhadora, às empresas e à sociedade em geral. As propostas apontaram para a necessidade de maior capilaridade, agilidade nos atendimentos e fortalecimento das ações de fiscalização e promoção de direitos.

Para Paulo de Oliveira, a criação do conselho é uma medida urgente diante dos desafios enfrentados no mundo do trabalho, como o grande número de fraudes trabalhistas envolvendo a pejotização.

“A CSB tem insistido na importância do diálogo social e na retomada do protagonismo do Ministério do Trabalho. Este grupo tripartite pode ser um marco na reconstrução de uma política pública voltada para os trabalhadores, com base no respeito e na participação efetiva das entidades sindicais”, afirmou o dirigente.

 


Fonte:  CSB - 29/05/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.