Na manhã desta quarta-feira, 9 de julho, centrais sindicais promoveram um grande ato político pelo Dia da Luta Operária, em São Paulo. O encontro ocorreu na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), na Rua Cardoso de Almeida, 1843.
Este ano, a atividade marcou dois momentos históricos: os 40 anos da Greve da Campanha Salarial Unificada de 1985 e os 70 anos do DIEESE.
Com participação de lideranças sindicais, militantes e entidades parceiras, o evento foi um espaço de reflexão, memória e reafirmação de bandeiras de luta.
O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), destaca que a iniciativa celebrou a memória, mas também reforçou a luta por direitos e justiça social.
“A presença de todos fortaleceu a mobilização”, acrescentou o dirigente sindical.
Juruna reforça que, a cada ano, trabalhadoras e trabalhadores se reúnem para celebrar a cultura operária.
“Lutadores são homenageados com o Troféu José Martinez e as histórias das nossas lutas são relembradas e contadas, para que não nos esqueçamos de onde viemos e como chegamos até aqui”, afirmou o sindicalista.
René Vicente, presidente da CTB São Paulo, destaca a importância do ato como resgate da história da classe trabalhadora no país.
“Relembrar lutadores e lutadoras inspira novas gerações a continuar defendendo direitos e melhores condições de trabalho”, ressalta o sindicalista.
Além de debates políticos, o ato contou com homenagens a protagonistas das lutas sindicais, valorizando trajetórias que marcaram época.
Entre as principais pautas estão a valorização dos salários, a redução da jornada sem corte salarial e o combate à precarização. Também são bandeiras centrais a justiça tributária, a luta contra as desigualdades e o fortalecimento da organização sindical.
O ato foi construído de forma unificada por centrais como CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, Nova Central e Intersindical. O DIEESE, o Instituto Astrojildo Pereira e a OBORÉ também apoiam a mobilização. Juntos, reafirmam o compromisso com a classe trabalhadora.
Neste ano, os homenageados foram a Almino Afonso, ex-ministro do Trabalho de Jango, e Heloísa Martins, ex-diretora técnica do DIEESE.