O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta quinta-feira (17), em Brasília (DF), da instalação da Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional do Trabalho. Na ocasião, foi aprovado o regimento interno da comissão, de caráter tripartite, formada por representantes do governo federal, das centrais sindicais e das confederações de empregadores.
Também foi definido o calendário das conferências estaduais e distrital, que acontecerão entre 15 de setembro e 12 de dezembro de 2025. A etapa nacional está prevista para a segunda semana de março de 2026, na cidade de São Paulo.
O ministro Luiz Marinho destacou a importância do diálogo e da cooperação entre governo, trabalhadores e empregadores para o sucesso da II Conferência Nacional do Trabalho. “Temos capacidade, competência e maturidade política para realizar uma grande conferência. Nosso objetivo aqui é estabelecer um processo contínuo de aprimoramento das relações de trabalho, superando os desafios do passado e apontando para um novo tempo no país”, afirmou.
O ministro reforçou ainda que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem a missão de conjugar interesses distintos para melhorar as relações de trabalho através do diálogo social e da participação federativa.
O regimento interno da Comissão Organizadora Nacional (CON) será publicado nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial da União. O coordenador da Comissão e Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, destacou o compromisso com a transparência e o diálogo ao longo de todo o processo.
“Estamos dedicados a cumprir rigorosamente todos os prazos, fortalecendo um modelo de organização do trabalho baseado na participação tripartite e em consultas amplas, com total transparência na produção de documentos e na tomada de decisões da comissão”, afirmou.
A Comissão Organizadora Nacional conta com representantes das bancadas de trabalhadores e empregadores, além de membros do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset). Segundo o presidente do Fonset e secretário do Trabalho do Estado do Ceará, Vladyson da Silva Viana, o Fórum está plenamente engajado na realização da Conferência, que deve se consolidar como um espaço de escuta qualificada e contribuição efetiva para a construção de uma política de Estado voltada ao mundo do trabalho.
“Que possamos fazer desta II Conferência um espaço amplo de debate e participação, que vá além do que já temos consolidado no ambiente tripartite”, afirmou.
A II Conferência Nacional do Trabalho contará ainda com assistência técnica e assessoria do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.
Composição da Comissão Organizadora Nacional da II Conferência Nacional do Trabalho:
Marcos Perioto e Eder Barbosa Ramos (MTE);
Magno Rogério Carvalho Lavigne e Luiz Henrique Ramos Lopes (MTE);
Ivonete Pereira Motta e Iracema Ferreira de Moura (MTE);
Luciana Vasconcelos Nakamura e Fabio Alves Correia (MTE);
Paulo César Funghi (MDHC) e Marcelo Pires Mendonça (Sec. Geral Pres. Rep.);
Vladyson da Silva Viana e Nelma Brito Pantoja (FONSET).
- Bancada dos Trabalhadores
Valeir Ertle e Sergio Ricardo Antiqueira (CUT);
João Carlos Gonçalves e Miguel Eduardo Torres (FS);
Paulo de Oliveira e Ernesto Luis Pereira (CSB);
Ricardo Patah e Francisco Canindé Pegado do Nascimento (UGT);
Ronaldo Luiz Rodrigues Leite e Guiomar Vidor (CTB);
Moacyr Roberto Tesch Auersvald e Cristiano Brito Alves Meira (NCST).
Rodrigo Alves Costa (CNA) e Ricardo Adolpho Borges de Albuquerque (CONFENEN);
Luciana Diniz Rodrigues (CNC) e Andréa Carolina da Cunha Tavares (CNTUR);
Bruno da Silva Vasconcelos (CNCOOP) e Emerson Casali Almeida (CNCOM);
Rafael Ernesto Kieckbusch (CNI) e Nicolino Eugenio da Silva Junior (CONSIF);
Frederico Toledo Melo (CNT) e Cleverson Massao Kaimoto (CNTA);
Clovis Veloso de Queiroz Neto (CNSaúde) e Luigi Nesse (CNS).