Notícia - Ministro Luiz Marinho recebe dirigente do UFCW para tratar de cooperação sindical entre Brasil e Estados Unidos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu nesta quinta-feira (17), em Brasília, o consultor sênior para Estratégias Globais do Sindicato Internacional dos Trabalhadores do Comércio e da Alimentação (UFCW), Stanley A. Gacek. A audiência teve como foco o fortalecimento das relações sindicais entre Brasil e Estados Unidos, a ampliação de parcerias institucionais e a conjuntura político-econômica atual.

Com mais de quatro décadas de atuação internacional, Gacek é advogado trabalhista especializado em normas e sistemas de relações de trabalho ao redor do mundo. Desde 2016, exerce a função de consultor sênior no UFCW, organização que representa mais de 1,2 milhão de trabalhadores dos setores de varejo, produção de alimentos e atividades correlatas nos Estados Unidos e no Canadá.

“Queremos aprofundar a cooperação com o Brasil, fortalecendo os laços entre o movimento sindical norte-americano e as lideranças brasileiras, especialmente por meio da formação e do intercâmbio”, afirmou Gacek durante o encontro. Ele destacou que a aproximação com entidades brasileiras tem como prioridade o fortalecimento da liberdade sindical, a promoção do trabalho decente e a atuação conjunta em instâncias e fóruns internacionais.

Um dos destaques da parceria com o UFCW foi a realização de um curso intensivo de formação voltado a jovens dirigentes sindicais brasileiros. A primeira edição do programa, realizada no ano passado, levou 13 lideranças do Brasil para duas semanas de atividades na Flórida (EUA). “Foi uma experiência de alto nível, com avaliações extremamente positivas. Os participantes retornaram motivados e com uma visão ampliada sobre estratégias sindicais em escala global”, destacou Stanley Gacek. Segundo ele, já estão em andamento as tratativas para a realização de uma nova edição do programa no próximo ano.

Desta vez, os organizadores deverão contar com o apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC) e de centros de pesquisa sindical, como o  Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “A ideia é criar uma rede de cooperação acadêmica e sindical, promovendo a formação técnica e política de lideranças sindicais com base em evidências e boas práticas internacionais”, explicou  Stanley Gacek.

Luiz Marinho reforçou o compromisso do governo brasileiro com o diálogo social e a cooperação internacional. “A construção de pontes entre o sindicalismo brasileiro e outras experiências mundo afora é essencial para o avanço das políticas de trabalho decente”, afirmou. O ministro também destacou a importância da formação sindical. “Fortalecer a base sindical, por meio da qualificação e do intercâmbio, é uma estratégia fundamental para a valorização do trabalho e a defesa da democracia.”


Fonte:  Ministério do Trabalho / Foto: Matheus Itacarambi/MTE - 18/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.