Notícia - Nova Central Sindical de Santa Catarina realiza 4º Evento Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho

Com o tema ‘Saúde e segurança no trabalho, uma questão de cultura’, encontro aconteceu em Itapema e discutiu saúde mental, ocupação de espaços dos sindicatos nas decisões das políticas públicas e as recentes alterações na NR 01 

A Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCST-SC), realizou nos dias 17 e 18 de julho, quinta e sexta-feira, o 4º Evento Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho. Sob o tema “Saúde e segurança no trabalho, uma questão de cultura”, o evento reuniu sindicalistas e lideranças sindicais, filiados à entidade ou não, na sede da Fetiesc, em Itapema.  

Durante os dois dias, três palestrantes se dividiram nas explanações e debates, tirando dúvidas aos mais de 80 representantes sindicais de várias partes do estado. Os temas discutidos foram as políticas públicas sobre saúde do trabalhador, as alterações na Norma Regulamentadora 01 e questões relacionadas à saúde mental. Os ministrantes foram Izelda Teresinha Oro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó, Paulo Roberto Eccel, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, e Jean Nasgueweitz, psicólogo.  

 

Ocupação dos espaços pelo movimento sindical 

A abertura do evento, ainda na quinta-feira, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó e diretora da NCST-SC, Izelda Teresinha Oro, chamou atenção para a necessidade de as entidades sindicais ocuparem espaços em setores que definem as políticas públicas de saúde. Principalmente por conta de que nestes mesmos espaços ocorrem as deliberações que impactam nas ações de saúde e segurança no trabalho. 

“Esperamos que cada entidade, dentro do seu contexto, busque essa experiência nossa para alinhar a parte de saúde e segurança. Ele tem que entender que é muito, mas muito importante mesmo, começar essa participação pelo Conselho Municipal de Saúde, depois para as CISTs (Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador) e, somente após isso, as visitas técnicas”, pontuou Izelda, que tem no currículo atuação em diversos segmentos que discutem o tema, tanto em Santa Catarina quanto em nível nacional. 

Fortalecimento dos sindicatos e atuação de fiscalização do MTE 

O superintendente do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, Paulo Roberto Eccel, fez sua apresentação no segundo e último dia do evento. Na sexta-feira, ele abriu os trabalhos explanando acerca das alterações recém implementadas na Norma Regulamentadora número 01 (NR-01), em vigor desde maio. A NR trata das regras a serem seguidas por empresas para assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores. Estas alterações, entre outras, abordam os pontos relacionados à saúde mental.  

Além do tema, Eccel refletiu sobre a reestruturação do Ministério do Trabalho com respeito às fiscalizações. Com novos concursos abertos pelo governo federal, o trabalho dos fiscais do órgão foram retomados com mais força. Mesmo assim, ele entende que os sindicatos possuem papel fundamental e devem ser valorizados pelo trabalhador. 

“O sindicato está atuando para garantir melhores condições de saúde no trabalho. Também está de olho naquilo que acontece lá dentro da atividade de trabalho que pode estar prejudicando a saúde emocional”, frisou ele. 

Problemas relacionados à saúde mental têm crescido 

Já o psicólogo Jean Nasgueweitz, especialista e com mestrado no tema, trabalhou os sintomas que podem demonstrar que o trabalhador pode estar precisando de apoio profissional. Ele abordou o tema sob a ótima profissional, alertando que, além do crescente número de casos em diversos setores, esse problema ainda é bastante negligenciado. E não só pelas empresas, mas pelo próprio trabalhador. 

“O trabalhador deve sempre se atentar aos sinais de esgotamento físico e mental. Sempre procurar ajuda profissional, comunicando às lideranças e se mantendo em contato com as pessoas que estão ao seu redor, para que elas possam servir, também, como meio de suporte”, pontuou ele. 

 

Mais um evento de grande sucesso, destaca presidente da NCST-SC 

O presidente da NCST-SC, Izaias Otaviano, comemorou a realização do 4º Evento Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho. Ele lembrou que esta bandeira foi anexada como prioridade na gestão da entidade e a realização da quarta edição do encontro mostra isso.  

“Sabíamos que seria um sucesso por conta do níveo dos palestrantes, que escolhemos a dedo. Encerramos com maior retorno em termos de feedback do público, de forma positiva, e, por isso, já vamos começar a trabalhar na organização da quinta edição para o ano que vem”, disse ele, destacando, ainda, a relevância dos temas debatidos ao longo dos dois dias e a sequência de ações propostas pela atual diretora da central,  de focar na qualificação do movimento sindical. 

O 4º Evento Estadual de Saúde e Segurança no Trabalho da NCST-SC foi realizado pela Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho da entidade, com apoio dos sindicatos e das federações de trabalhadores filiados.


Fonte:  NCST-SC - 21/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.