Na manhã desta quinta-feira (25), o auditório da tradicional Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, ficou completamente lotado durante a realização de um grande ato público em defesa da democracia, da soberania nacional e contra as ofensivas imperialistas sobre o Brasil. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou ativamente da mobilização, ao lado de outras centrais sindicais, movimentos sociais e representantes da intelectualidade brasileira.
Em um cenário de crescentes tensões internacionais e ameaças à soberania brasileira por parte de potências estrangeiras, especialmente dos Estados Unidos, o ato foi marcado por discursos firmes em defesa do país, da autonomia nacional e do direito do povo brasileiro de decidir seu próprio destino, sem imposições externas como tarifas, sanções ou ingerências políticas e econômicas.
Ronaldo Leite, secretário-geral da CTB, destacou a importância da união dos diversos setores da sociedade civil em torno da pauta nacional:
“Auditório lotado aqui no estado de São Paulo, na capital paulista, para esse grande ato em defesa da democracia e da soberania. As centrais sindicais, os movimentos sociais, a intelectualidade, toda a sociedade civil estão reunidas para defender o Brasil. Não podemos aceitar que nações estrangeiras imponham tarifas ou negociem a nossa soberania. A grande agenda construída hoje unificará nossas lutas para o próximo período. Precisamos resgatar a bandeira do Brasil, a bandeira do nacionalismo que foi sequestrada pela extrema-direita.”
Também presente no ato, o vice-presidente nacional da CTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, reforçou a posição firme da Central frente às tentativas de subordinação do país:
“Estamos aqui na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a CTB e seus dirigentes, para repudiar a tentativa do governo norte-americano de sobrepujar a nação brasileira, acabando com sua soberania. Estamos unidos, de norte a sul do Brasil, para defender a nossa pátria, a democracia e o desenvolvimento nacional. O Brasil é dos brasileiros!”
A atividade reforça o compromisso da CTB com a defesa intransigente da soberania nacional, da democracia e do desenvolvimento com justiça social. A Central seguirá mobilizada, em unidade com os movimentos populares, na construção de um projeto nacional soberano e voltado aos interesses do povo brasileiro.