A Frente Anti-imperialista do Vale do Paraíba - movimento que reúne centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos, associações e movimentos sociais - divulgou, nesta sexta-feira (25), uma carta aberta em defesa da soberania nacional, contra os ataques imperialistas de Donald Trump ao Brasil e pela prisão de Jair Bolsonaro (PL) e todos os golpistas.
No documento, a Frente Anti-imperialista convoca toda a população para um ato unificado, na próxima terça-feira (29), a partir das 16h, em São José dos Campos. O Sindicato faz parte do movimento e reforça a convocação para todos os metalúrgicos.
Leia a carta na íntegra:
Carta aberta da Frente Anti-imperialista do Vale do Paraíba
São José dos Campos, 25 de julho de 2025
Os recentes ataques do presidente estadunidense de extrema direita, Donald Trump, à soberania brasileira escancaram a urgência de um levante da classe trabalhadora contra a nova empreitada imperialista em curso no mundo e, em especial, no Brasil.
No anúncio de sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, feito no dia 9 de julho, Trump não escondeu que tem motivações para além de econômicas. Trata-se de uma ofensiva política, em uma explícita tentativa de intervir no sistema judiciário brasileiro.
Ao citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no processo que investiga a trama golpista de 8 de janeiro de 2023, Trump revela os planos de dominação por parte de uma extrema direita coordenada em níveis globais.
A movimentação descarada do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que fugiu para os Estados Unidos, confirma que Jair Bolsonaro e seus aliados seguem empenhados em investir contra as liberdades democráticas, buscando impor um regime autoritário ao nosso país.
Diante disso, reforçamos: é urgente a prisão de Jair Bolsonaro e de todos os golpistas. Tornozeleira eletrônica não basta!
Não podemos permitir que, ancorada em ideais fascistas, a extrema direita volte a interferir política e economicamente no Brasil, prejudicando milhões de trabalhadores – os mais afetados pela crise econômica que se agrava.
São esses mesmos trabalhadores que hoje lutam pelo fim da escala de trabalho no regime 6x1, que castiga de forma cruel a população mais pobre. Mesmo diante de ampla pressão popular por mudanças na legislação trabalhista, a maioria dos congressistas brasileiros segue ao lado dos empresários e se recusa a apoiar essa reivindicação.
Por todos esses fatos, a Frente Anti-imperialista do Vale do Paraíba convoca toda a população para um ato unificado em defesa da soberania nacional e da classe trabalhadora:
Terça-feira (29/7), a partir das 16h
Na Praça Afonso Pena, em frente à antiga Câmara de São José dos Campos
- Contra a investida imperialista de Trump
- Pela prisão imediata de Jair Bolsonaro e todos os golpistas
- Pelo fim da escala 6x1
- Pela proibição da remessa de lucros das multinacionais estadunidenses
Frente Anti-imperialista do Vale do Paraíba
Partidos políticos
PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário)
PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)
PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado)
UP (Unidade Popular pelo Socialismo)
Centrais sindicais e Sindicatos
CSP-Conlutas
Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
SindCaraguatatuba (Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba)
Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região
Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Sindserv Caçapava e Jambeiro (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caçapava e Jambeiro)
STPMJ (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí)
Associações e movimentos sociais
Admap (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba)
Comunidade Banhado Resiste
Domurixà
MML (Movimento Mulheres em Luta)
Podcast Mesa de Debates
Revolução Socialista (PSOL)
Unidos pra Lutar