Durante cinco dias, de 21 a 25 de julho, o SIEMACO São Paulo percorreu dezenas de garagens e alojamentos das empresas de Limpeza Urbana da capital paulista para realizar as Assembleias Gerais Extraordinárias com os trabalhadores da categoria. O objetivo foi apresentar, debater e aprovar a pauta de reivindicações que servirá de base para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026 com o sindicato patronal, o SELUR.
As assembleias foram realizadas em todas as regiões da cidade, contemplando diferentes turnos e empresas do setor. Entre os pontos visitados estiveram as bases da ECOSS, Corpus, Ecourbis, LOGA, Limpa SP, Sustentare, LOCAT, Consórcio SCK, CEAGESP, CMT, diversos transbordos e os alojamentos das regiões da Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Santo Amaro, Pirituba, Santana, Paraísopolis, Jaguaré, Mooca, Glicério, Brás, Bela Vista, Casa Verde, Parque Novo Mundo, Penha, Jaçanã, Butantã, Lapa, Perus e Pinheiros.
“Nosso compromisso é ouvir de perto os trabalhadores e construir uma pauta que represente toda a categoria, de ponta a ponta. Esse contato direto nas assembleias é essencial para garantir que cada setor seja contemplado com suas necessidades e expectativas”, afirmou o presidente do SIEMACO-SP, André Santos Filho.
Entre os principais pontos da pauta estão o reajuste salarial com reposição integral da inflação e aumento real, melhorias no convênio médico — especialmente com a manutenção de dependentes com deficiência após os 18 anos —, a garantia de que salários e benefícios sejam pagos até o dia 30 de cada mês, o pagamento integral dos benefícios em dezembro, a criação de um bônus por assiduidade e de programas de valorização por tempo de serviço, além de avanços no seguro em caso de acidente e medidas voltadas à saúde mental dos trabalhadores.
A assembleia final foi realizada nesta sexta-feira (25), às 16h, na sede do sindicato, consolidando o processo democrático de escuta e deliberação com os trabalhadores. A pauta aprovada será entregue ao SELUR e deve ser discutida no fim de agosto ou início de setembro, respeitando a data-base de 1º de setembro.