O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, em participação nesta segunda-feira (28) da terceira sessão temática do L20 (Labour 20), realizada na cidade de George, na África do Sul, como parte das atividades do G20. O encontro reune lideranças sindicais de diversos países para discutir caminhos em defesa do trabalho decente, do combate à informalidade e à precarização laboral.
Representando a UGT e os mais de 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras vinculados à Central, Patah integrou o painel “Promoção do trabalho decente, enfrentamento da informalidade e do trabalho precário”, ao lado de representantes da Alemanha, Itália, Índia e Zimbábue. A moderação ficou por conta de Mavis Koogotsitse, secretária-executiva da SATUCC.
Durante sua fala, Patah ressaltou os avanços conquistados no Brasil a partir do diálogo entre o movimento sindical e o atual governo, especialmente nas políticas de inclusão e proteção social. “A proteção social é um dos pilares do trabalho decente e precisa ser prioridade global. No Brasil, estamos buscando incluir os trabalhadores invisíveis no sistema de seguridade social e ampliar a cobertura da previdência. Nosso foco é garantir dignidade, equidade e justiça social”, afirmou.
A participação da UGT no L20 reforça seu compromisso com a luta por direitos, valorização do trabalho e fortalecimento da democracia, em um mundo em constante transformação.