Uma iniciativa da CTB, incentivada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), fez representantes das Centrais sindicais realizarem a "Conferência Livre dos Trabalhadores e das Trabalhadoras - Construindo as oportunidades, por direitos e por igualdade racial". A palestra principal coube ao professor e pesquisador de Tecnologia da Informação da Escola de Administração da UFBA, Leandro Andrade. Ele abordou o tema "Inteligência Artificial e o futuro do trabalho".
O evento aconteceu na sede do Sindae, nos Barris, em Salvador, com a presença de dirigentes da CTB, CUT, UGT, Nova Central e Força Sindical. E é preparatório para 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (5ª CONAPIR) acontecerá de 15 a 19 de setembro, em Brasília. "A CTB já nasceu com uma secretaria de Combate ao Racismo, por entender que os problemas de racismo sempre estiveram presentes no mundo do trabalho. Por isso, as Centrais estão aqui debatendo e formulando suas propostas para levar às conferências estadual e nacional", afirmou Jerônimo Silva Júnior, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia.
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, destacou o momento importante do País. "Ficamos vários anos sem conferências que têm importância para os movimentos sociais. Agora, com o governo Lula (PT), o Brasil se mobiliza em várias frentes, como a de mulheres. É muito importante ouvir as vozes da classe trabalhadora, para que suas demandas referentes a esse tema sejam transformadas em políticas públicas. É essencial pensar a questão racial entrelaçada com gênero e classe. A CTB e demais Centrais estão de parabéns por essa iniciativa. Contem com a Sepromi", enfatizou.
Em sua palestra, Leandro Andrade ressaltou que a Inteligência Artificial é uma realidade e que é fundamental saber usar essa ferramenta para o desenvolvimento da sociedade e o bem estar das pessoas. "Estamos vendo seu uso em todos os lugares, mas o acesso a IA precisa ser para todos. A IA pode ser usada para o bem e para o mal. Muitas empresas estão substituindo trabalhadores por ela. Por isso, temos que nos apropriar do assunto e lutar para que ela sirva da melhor forma em todos os setores, pontuou.
CONFERÊNCIA NACIONAL
Com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social", a 5ª CONAPIR é uma realização conjunta entre o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) de acordo com o Ministério da Igualdade Racial. Seu objetivo é propor alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, do ponto de vista econômico, social, político e cultural. A conferência busca ampliar os processos de controle social sobre as políticas públicas, como o Estatuto da Igualdade Racial.