Notícia - CUT Bahia mobiliza Plebiscito Popular por direitos e soberania

A CUT Bahia, junto com seus sindicatos filiados, associações e movimento sociais vão às ruas nesta sexta-feira (1), a partir das 15h, com concentração no Campo Grande, em Salvador, para mais uma grande mobilização do Plebiscito Popular por Direitos e Soberania Nacional. A ação integra uma agenda nacional de lutas que tem como objetivo denunciar as desigualdades do sistema tributário brasileiro, cobrar melhores condições de trabalho e reafirmar a importância da soberania nacional como pilar para o desenvolvimento do país.

A manifestação expressa a trajetória da CUT Bahia na defesa dos direitos da classe trabalhadora e sua atuação firme ao lado dos movimentos sociais, propondo mudanças estruturais que toquem diretamente a vida da população mais pobre e explorada. A pauta traz reivindicações históricas que ganharam ainda mais força diante das injustiças sociais e da retirada de direitos vivenciada nos últimos anos.

A CUT Bahia chama atenção para o avanço do desmonte do Estado brasileiro (desencadeado pela extrema direita), a entrega de riquezas nacionais e o enfraquecimento das empresas públicas, elementos que comprometem a autonomia do país e sua capacidade de garantir direitos e investimentos sociais. Outro ponto central da defesa da soberania nacional, que a CUT Bahia e os movimentos alertam, é sobre a taxação de Trump, de 50%, que ameaça a autonomia brasileira, afetando irremediavelmente a indústria, agricultura e comércio exterior, comprometendo empregos, direitos sociais e investimentos públicos. O Plebiscito Popular também se propõe como uma escuta coletiva: por meio de uma consulta nacional, a população poderá se posicionar sobre temas fundamentais para o futuro do Brasil. A CUT Bahia reforça que a transformação só virá com a força do povo organizado e com a presença nas ruas, exigindo um novo modelo de sociedade baseado na justiça social, na valorização do trabalho e no respeito à vida.

Para a presidenta da CUT Bahia, Leninha Valente, a mobilização é essencial para fortalecer a luta popular e construir alternativas para um país mais justo. “A CUT Bahia está nas ruas porque entendemos que é urgente mudar esse sistema que beneficia os super-ricos e penaliza quem vive do trabalho. O Plebiscito Popular é um instrumento de mobilização e de escuta, mas também é um grito de resistência e de esperança. Queremos um Brasil soberano, com justiça fiscal e valorização da classe trabalhadora”, afirmou.

A manifestação do dia 1º de agosto será mais um passo importante nesta construção coletiva por um país mais justo, soberano e democrático.

Ato Político:
Concentração: Campo Grande – Salvador
Data: 1º de agosto (sexta-feira)
Horário: 15h.


Fonte:   Fernanda Matos | Editado por: CUT Bahia - 30/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.