Notícia - Em parceria da CNM/CUT, comitiva sindical alemã visita sindicato em Sorocaba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu, nesta quinta-feira (24), a comitiva de dirigentes sindicais da Alemanha que participa do Intercâmbio dos Metalúrgicos Brasil-Alemanha, promovido pela Tie Global em parceria com a CNM/CUT. A visita foi marcada por uma intensa agenda de debates, apresentações institucionais e visitas técnicas, com foco na troca de experiências sindicais e no fortalecimento da solidariedade internacional entre trabalhadores.

Em Sorocaba (SP), a programação iniciou em uma reunião com a diretoria do SMetal. Durante o encontro, foram apresentadas a estrutura e as principais frentes de atuação do sindicato. Os visitantes puderam conhecer as ações institucionais desenvolvidas na base de Sorocaba, incluindo o trabalho realizado pela Rede Vida Viva – uma rede internacional de dirigentes, ativistas e sindicatos que atua pela melhoria das condições de trabalho nas empresas automotivas ao redor do mundo.

No período da tarde, a comitiva visitou a planta da Toyota, em Sorocaba, acompanhando um tour pelas instalações da montadora. A visita foi considerada histórica, já que, foi a primeira vez em mais de 20 anos de existência da Rede Vida Viva que se conseguiu realizar uma visita à Toyota em qualquer parte do mundo.

“Isso nos deu a oportunidade de entender as práticas da montadora e propor melhorias reais para todas as plantas, garantindo que o padrão de saúde, segurança e ergonomia seja o mesmo em qualquer lugar do mundo. A Alemanha e os outros sindicatos envolvidos – ABC e Pernambuco – saem municiados de muitas oportunidades de melhoria identificadas nessa troca conosco. Isso só fortalece o modelo sindical no mundo e, especialmente, nossa política de saúde e segurança na base de Sorocaba”, destacou Antônio Welber Filho (Bizu), Diretor Executivo do SMetal.

Leandro Soares, Presidente do SMetal, reforçou a importância do encontro. “Estamos inseridos em uma articulação internacional que reconhece a importância de unificar as lutas dos trabalhadores diante dos impactos da digitalização, da reestruturação produtiva e das novas formas de organização do trabalho. É também uma oportunidade de mostrar como o nosso sindicato atua, de forma concreta, pela valorização da classe trabalhadora e pela garantia de maior qualidade de vida e bem-estar para todos”. 

A iniciativa integra uma programação mais ampla de intercâmbio entre sindicalistas dos dois países, que aconteceu de 21 a 25 de julho, com o objetivo de fortalecer a articulação entre trabalhadores de empresas transnacionais e fomentar o debate sobre o futuro do trabalho em escala global.

Seminário no ABC 

Nos dias 21 e 22, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sediou, em São Bernardo do Campo (SP), um seminário que abriu oficialmente o intercâmbio. O evento reuniu lideranças da Mercedes-Benz e Stellantis e discutiu temas como conjuntura econômica e política, reorganização das empresas, digitalização e o impacto das novas tecnologias no setor automotivo.

Também estiveram em pauta a situação da juventude trabalhadora, a atuação das Organizações no Local de Trabalho (OLTs) e o papel das redes internacionais. Um dos principais eixos do encontro foi a reflexão sobre o papel do sindicalismo na construção de uma sociedade mais justa, frente aos desafios impostos pelas mudanças estruturais nas relações de trabalho.

“A realização deste evento representa um passo fundamental para a integração dos trabalhadores em escala global, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das lutas coletivas diante dos desafios da indústria e das transformações do mundo do trabalho”, afirmou Max Pinho, secretário-geral da FEM-CUT/SP.

A agenda da comitiva ainda incluiu visita à fábrica da Mercedes-Benz no ABC, no dia 23, e encerra no dia 25, com atividades culturais em São Paulo, incluindo uma visita ao Museu da Imigração e ao acampamento do MST, onde será debatida a iniciativa do Armazém do Campo.

 


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba / Foto: Mattheus Silva/Imprensa SMetal - 30/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.