Notícia - Tarifa de 50% é confirmada com Trump assinando decreto

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou hoje, quarta-feira (30), decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%.

Segunda a Casa Branca, o Brasil é uma ameaça “incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.

O comunicado afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas, os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além da política externa dos EUA e a economia americana.

O texto menciona o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, alegando ameaças, perseguir e intimidar milhares de seus opositores políticos, proteger aliados corruptos e suprimir dissidências.

“Quando empresas americanas se recusaram a cumprir essas ordens, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão dessas empresas do mercado de redes sociais no Brasil, ameaçou seus executivos com processos criminais e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil para forçar o cumprimento”, diz o comunicado.


Fonte:  g1 - 30/07/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.