De 28 a 30 de julho, na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários, em Praia Grande, mais de 200 mulheres e 30 homens participam deste espaço anual de formação conjunta promovido pela Rede UNI Brasil. Com a presença do Ministério das Mulheres, o evento construindo igualdade a partir do sindicalismo.
A formação sindical voltada para a construção de uma sociedade do cuidado busca preparar nossos sindicatos e nossas lideranças para transformar a maneira como vivemos em comunidade, priorizando o bem-estar das pessoas e do planeta em vez de um sistema econômico que valoriza apenas a produção e o consumo.
Os objetivos da XIII Oficina são:
- Incluir o cuidado como parte da agenda sindical, garantindo que seja reconhecido como um direito e uma responsabilidade coletiva;
- Incluir o trabalho de cuidado, na negociação coletiva, reconhecendo-o como direito, trabalho e pilar fundamental da proteção social para garantir igualdade de gênero, inclusão social e bem-estar coletivo;
- Combater desigualdades de gênero, raça e classe social, garantindo que o trabalho de cuidado seja distribuído de forma mais equitativa;
- Fortalecer a democracia por meio da inclusão do tema do cuidado na ação sindical, promovendo políticas públicas que garantam infraestrutura e serviços adequados.
Na mesa de abertura participaram as lideranças que compõem a rede de mulheres, e tivemos a abertura com o vice presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que é o anfitrião desta atividade, e com Andrea Garcia – Coordenadora do Comitê de Mulheres, UNI – Américas, Jordana Cristina de Jesus – Secretaria Nacional de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento Social. Tivemos a troca de coordenação da rede para o próximo ano, saindo a companheira Rosilania Correia/Comerciários de SP e assumindo a companheira Marcia Adão – SIEMACO SP, como Coordenadora da Rede UNI de Mulheres.
Nas palestras e debates tivemos temas atuais e importantes para a classe trabalhadora, para as mulheres e para a sociedade. Entre estes temas:
- Implementação da Política Nacional de Cuidados no Brasil e seus desafios
- Sociedade do Cuidado e papel do movimento sindical na construção da política de cuidado
- Como desenvolver diretrizes para a política de cuidados
- Ratificação do Convênio 190, da OIT e Campanhas da UNI
- Convenção 156, da OIT – Responsabilidade compartilhada
– Boas práticas de políticas para as mulheres do Ministério das Mulheres
- Violência de Gênero e Transversalidade
– O protagonismo dos jovens como agentes de transformação social (atividade organizada pelos jovens)
- Conferência Livre
Para Maria Edna Medeiros, secretária da Mulher da FENATTEL, “falar da rede é falar da construção de um debate amplo com todas as entidades que são filiadas a UNI Global. Aqui no Brasil temos uma rede de mulheres consolidada e com a participação efetiva da FENATTEL neste processo. Porque juntas sabemos fazer a diferença”, explica.
“Foi nas atividades da UNI Mulheres e da Rede de Mulheres que preparamos diversas lideranças que hoje ocupam espaço de debate e construção. Isso mostra que estamos no caminho certo. Para concluir nossas atividades, estamos finalizando hoje o encontro da Rede Juventude UNI Brasil e, com ela, trouxemos o modelo de coordenação e secretarias de atas em rodízio, que vem funcionando muito bem para as mulheres.
Conseguimos a representação da FENATTEL, por intermédio da companheira Barbara, do Sinttel-Santa Catarina, e com a participação de nossa juventude do SINTETEL, reforçando o compromisso do sindicato em ampliar e trazer mais jovens para o movimento sindical”, finaliza Maria Edna.