Notícia - 6º Congresso da CTB manifesta apoio e solidariedade à Contag

MOÇAO DE APOIO E SOLIDARIEDADE À CONTAG

Os delegados e delegadas do 6º Congresso Nacional da CTB manifestam, por intermédio desta moção, seu apoio e solidariedade à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), vítima de uma sórdida campanha de calúnia e difamação bem como de forte ataque à sua sustentação financeira.

Fundada em 20 de dezembro de 1963, o sistema Contag representa 27 federações estaduais, mais de quatro mil sindicatos e 15 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores e agricultoras familiares distribuídas em cerca de 4,3 milhões de estabelecimentos rurais.

A Contag é uma das maiores organizações sindicais do mundo, tem ação permanente em defesa da democracia, da soberania nacional e é reconhecida por suas representativas mobilizações como o Grito da Terra, Marcha das Margaridas, Festival da Juventude Rural e  Plenária Nacional da Terceira Idade, movimentos que buscam impulsionar o seu Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PDRSS.

Pela sua grande contribuição em defesa de bandeiras justas e legítimas, a Contag contraria interesses poderosos de forças políticas e sociais conservadoras, que na atualidade procuram envolver a entidade no chamado “escândalo do INSS”, distorcendo fatos e fazendo ilações mentirosas com crimes cometidos por organizações e grupos inescrupulosos que nada têm a ver com o movimento rural.

Por todas essas razões, o plenário do 6º Congresso Nacional da CTB cobra dos Poderes Executivo, Judiciário e demais autoridades medidas ágeis e eficazes no sentido de restabelecer a verdade, preservar a imagem, o funcionamento e as formas legítimas e legais de sustentação material da Contag.

Salvador, 9 de agosto de 2025, delegados e delegadas do 6º Congresso Nacional da CTB


Fonte:  CTB - 12/08/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.