Os diretores do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região participaram do 29º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, realizado no Complexo Eco, mantido pela Fecomerciários, na Estância Turística de Avaré, nos dias 11 e 12 de setembro.
O evento teve como tema central “Saúde Mental do Comerciário – Uma responsabilidade de todos nós”, reforçando a importância de promover o bem-estar psicológico da categoria como pauta prioritária do movimento sindical.
Reunindo cerca de 350 participantes, representando os 72 sindicatos filiados à Federação, o congresso foi marcado por debates de alto nível e pela construção de propostas que visam fortalecer a atuação sindical e melhorar as condições de trabalho no setor.
Nos dias do evento, foram discutidos temas relevantes como:
- Valorização das Negociações para Preservar a Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora frente à Crise Climática – com Eduardo Luis Amgarten, Procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região.
- Prevenção da Saúde Mental: O Caminho é Cuidar das Pessoas – com Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (Magalu).
- Redução da Jornada de Trabalho e seus Benefícios à Saúde Mental dos Comerciários: Ações Preventivas e Efetivas – com Dra. Zilmara Alencar, Consultora Jurídica.
- Os Desafios do Comerciário para Lidar com a sua Saúde Mental! – com Dr. Jairo Bouer, Psiquiatra.
O presidente do Sincomerciários de Jundiaí, Milton de Araújo, esteve presente e destacou a importância do congresso para o movimento sindical:
“Parabenizo a Fecomerciários pela realização de mais um congresso de excelência. Participar desse encontro foi fundamental para trocarmos experiências e ampliarmos nosso conhecimento sobre os desafios que os trabalhadores comerciários enfrentam. As informações e propostas discutidas aqui serão levadas para nossas cidades de base, para que possamos transformá-las em ações concretas em benefício da categoria.”
Além de Milton de Araújo, participaram do evento os diretores:
Fernanda Antonellini Penha, Elisângela Pedroso Borges, Lenita Ap. Grossi, Arilson Roberto Ferraz, Élio Pinto da Cunha, Ariana Lopes Pinheiro, Magali Maria Alarcon, Luis Donizete Amorim e Cristiane Alves dos Santo.
Deliberações aprovadas
O congresso encerrou com a aprovação de importantes deliberações, que irão nortear as lutas comerciárias em todo o Estado de São Paulo. Entre elas:
- Que as reflexões constatadas neste Congresso sejam transformadas em ações efetivas pelos 72 Sindicatos Filiados à Federação para que a manutenção da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia paulistas seja prioridade, inclusive com garantias consagradas nas Convenções Coletivas de Trabalho.
- Que as Convenções Coletivas de Trabalho e os Acordos contem com cláusulas específicas que protejam a Saúde Mental das trabalhadoras e dos trabalhadores dos impactos das mudanças climáticas no ambiente de trabalho.
- Que as nove Regionais da Federação incrementem os debates a fim de contribuírem com a apresentação de propostas para a Redução da Jornada Semanal de Trabalho, sem Redução Salarial e sem Horas Extras, com vistas à preservação da Saúde Mental dos comerciários e dos práticos de farmácia.
- Que a Redução da Jornada Semanal de Trabalho englobe todas as formas de contratação, como em plataformas digitais, com a criação de condições de trabalho dignas.
- Que os Sindicatos e as empresas reforcem em suas bases territoriais a importância de vencer preconceitos, estigmas e discriminações diante das chamadas doenças mentais nos locais de trabalho e, juntos, oferecerem condições de tratamento.
- Que o sindicalismo comerciário paulista reforce os acompanhamentos unitários no Congresso Nacional junto aos trâmites das matérias relacionadas à Redução da Jornada Semanal de Trabalho na Casa.
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, destacou o sucesso do evento:
“As deliberações aqui aprovadas vão nortear os dirigentes sindicais comerciários paulistas em toda a base. Foi um dia especial para os participantes que acompanharam um dia de muito aprendizado e interação.”