O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou, na manhã desta quinta-feira (30), de um evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para marcar mais um passo na agenda nacional de transição energética e descarbonização do transporte rodoviário.
Realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a atividade intitulada “Transição Energética e Descarbonização do Transporte Rodoviário – COP30” reuniu representantes da Mercedes-Benz e da Be8, uma das maiores produtoras de biodiesel do país. O evento apresentou novas soluções em biocombustíveis voltadas à redução das emissões de carbono no transporte e integra as ações preparatórias do Brasil para a COP30, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
Durante o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o papel estratégico do Brasil na liderança global da transição energética. “A transição energética que o mundo sonha não é tão difícil, basta ter vontade política e coragem de fazer. O Brasil será campeão de transição energética. Vamos continuar usando petróleo enquanto for necessário, mas nossa empresa Petrobras é mais do que uma empresa de petróleo e, com o tempo, vai se transformar em uma empresa de energia”, afirmou.
O ministro Luiz Marinho ressaltou que a descarbonização da economia deve estar associada à geração de empregos sustentáveis e ao fortalecimento da indústria nacional. “O Brasil tem condições de unir desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade, garantindo oportunidades de trabalho decente em uma nova economia verde”, informou.
A Mercedes-Benz levará à COP30 o biocombustível BeVant, desenvolvido pela Be8, que, segundo resultados parciais de testes realizados em rodovias brasileiras, reduz em até 65% as emissões de dióxido de carbono no critério “do poço à roda” — considerando todas as etapas, da produção do combustível à sua queima.
Produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais e óleos reciclados, o BeVant pode ser usado puro (100%), diferentemente do diesel B15, que contém 15% de biodiesel. Caminhões e ônibus abastecidos com o novo combustível percorrem mais de 4 mil quilômetros, de Passo Fundo (RS) a Belém (PA), enquanto outros dois veículos fazem o mesmo trajeto com diesel B15, para fins comparativos.
Nos resultados parciais obtidos até São Bernardo do Campo (SP), a montadora registrou redução de 99% dos gases de efeito estufa no ciclo “do tanque à roda” — do abastecimento à queima —, considerando a absorção de carbono pelas plantações utilizadas na produção do biocombustível.
Ação social
“Os veículos utilizados nos testes transportam 20 toneladas de alimentos, que serão doadas a comunidades carentes de Belém ao final da viagem”, explicou o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Mercedes-Benz, Luiz Carlos Moraes. Segundo ele, o Brasil ocupa posição de destaque na corrida global pela descarbonização.
“Todas as rotas tecnológicas são parte da solução. Enquanto na Europa a eletromobilidade já é uma realidade, aqui os biocombustíveis nos permitem uma situação extremamente confortável na transição energética”, afirmou Luiz Carlos Moraes.
A COP30
30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas reunirá líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir estratégias de mitigação e adaptação climática. O evento marca a primeira vez que a conferência será sediada na Amazônia, reforçando o protagonismo do Brasil nas discussões internacionais sobre sustentabilidade, justiça climática e transição energética justa.