Notícia - Greve na Engemasa, em São Carlos, termina com vitória dos trabalhadores

Após quatro dias de paralisação os trabalhadores da Engemasa decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (25), aprovando em assembleia a proposta apresentada pela empresa. A mobilização, iniciada na segunda-feira (17) foi conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté e demonstrou, mais uma vez, a força da organização da classe trabalhadora.

As reivindicações relativas à PLR e ao Ticket Alimentação estiveram na base da mobilização desde o início do movimento. A proposta agora aprovada, com validade de dois anos, assegura o reajuste do Ticket, o aumento da PLR e o abono de 50% dos dias parados, sendo que as horas restantes deverão ser compensadas pelos trabalhadores até o final do ano de 2026. Outro ponto negociado e aprovado foi a garantia de manutenção dos postos de trabalho por 60 dias, período em que a empresa se compromete a manter o número atual de trabalhadores. 

Durante os quatro dias de greve, o Sindicato não apenas liderou a mobilização, como também denunciou práticas inaceitáveis por parte da Engemasa, como o uso de mão de obra terceirizada para tentar manter a produção, em clara tentativa de esvaziar o movimento. Também foram relatados problemas sérios envolvendo saúde e segurança, com equipamentos fora das normas da NR-12 e EPIs inadequados, uma realidade que precisa ser corrigida com urgência.  

O cenário começou a mudar na segunda-feira (24/11), quando, pressionada pela firmeza dos trabalhadores, a empresa procurou o Sindicato para uma reunião, e apresentou a contraproposta que foi levada ao debate coletivo no Clube de Campo. Na votação realizada na terça-feira (25/11), em frente à fábrica e com grande participação, os trabalhadores aprovaram a proposta, garantindo o fim da greve e o retorno imediato às atividades.  

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté reitera que seguirá vigilante no cumprimento de todos os compromissos assumidos pela empresa, e continuará atento às denúncias apresentadas ao longo do movimento, especialmente no que diz respeito à terceirização, às condições de trabalho e à valorização profissional.  

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Strano, ressaltou a importância histórica da mobilização. “

Os trabalhadores da Engemasa mostraram organização, unidade e determinação. Saímos vitoriosos desta greve. Parabenizo cada companheiro que permaneceu firme, não recuou e defendeu os direitos de todos e todas. Vocês mostraram coragem, compromisso e consciência de classe. É graças a essa união que conquistamos avanços importantes”, afirmou Strano.

 O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté sempre atuante, reafirma o compromisso na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.


Fonte:  Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté - 27/11/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.