Notícia - Dia de Ação Global terá atos no sábado (29) contra o genocídio na Palestina e intervenção imperialista

Organizações internacionais, entidades sindicais e movimentos populares convocam, para o próximo sábado (29), um Dia de Ação Global pelo fim do genocídio na Palestina.

A data, que marca a partilha da Palestina aprovada pela ONU em 1947, que abriu caminho para a limpeza étnica que resultou na Nakba de 1948, é reconhecida desde 1977 como o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. Neste ano, manifestações em diversos países denunciam que o massacre continua, mesmo após o anúncio de um acordo de cessar-fogo.

Em São Paulo, a concentração está marcada às 14h no MASP, com caminhada até a Praça Roosevelt. A CSP-Conlutas é uma das signatárias da convocação do ato, juntamente com a Frente Palestina São Paulo, o Fórum Latino Palestino, a Campanha BDS e dezenas de outras organizações e entidades.

A falácia do cessar-fogo

Desde 10 de outubro, Israel mantém bombardeios em Gaza, resultando no assassinato de mais de 340 palestinos, em sua maioria mulheres e crianças. Na Cisjordânia, ataques de colonos e incursões das forças de ocupação sionista seguem se intensificando, ampliando o número de mortos e feridos. Israel também mantém 9.250 palestinos encarcerados, entre eles 350 crianças e 49 mulheres, muitos sem acusação formal e sob condições insalubres, com recorrentes denúncias de tortura e violações de direitos humanos.

Como destaca a nota de convocação, o cenário se agrava com a decisão do Conselho de Segurança da ONU de acatar a proposta de intervenção internacional apresentada pelos Estados Unidos para Gaza, uma medida que retira ainda mais a autonomia e a soberania do povo palestino sobre seu território. Uma decisão que confirma o alinhamento das potências imperialistas ao Estado de Israel.

Moção da Rede Sindical Internacional

Em moção de seu 6° Encontro, ocorrido na Itália, de 13 a 16/11, a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas reafirmou a solidariedade ao povo palestino.

O texto declara total apoio à greve geral convocada por organizações trabalhistas italianas para 28/11, que tem como mote o protesto contra o orçamento de guerra do governo Meloni e o genocídio na Palestina, bem como conclama sindicatos de todo o mundo a fortalecer o Dia de Ação Global, em 29/11.

Não vamos parar até que a Palestina seja livre do rio ao mar!

Todo apoio à greve geral em 28/11 na Itália!

Todos às ruas no dia 29/11, Dia de Ação Global pela Palestina!

Lula tem de romper todas as relações com o estado genocida de Israel, já!

 


Fonte:  CSP-CONLUTAS / Foto: Roberto Parizotti/ Fotos Publicas - 28/11/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.