Notícia - Sindicato se reúne com Alckmin para tratar da Avibras

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), marcou uma reunião com a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, na quinta-feira (29), para tratar da Avibras.

O encontro será na sede do ministério, em Brasília, às 9 horas da manhã.

O Sindicato vai voltar a pressionar o governo federal a investir na empresa, com, por exemplo, a aquisição de produtos pelo Exército brasileiro. A Avibras é a maior indústria do setor bélico do país.

A reunião com Alckmin ocorre no momento em que o Sindicato negocia o retorno das atividades da empresa, sem produção constante desde 2022. Na semana passada, os trabalhadores autorizaram o Sindicato a buscar uma proposta sobre os valores das dívidas trabalhistas acumuladas. Uma reunião com a empresa está marcada, na manhã de quarta-feira (28), para iniciar essa discussão.

"O investimento do governo federal é uma questão de fundamental importância para o retorno das atividades da Avibras", resume o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves, que participará do compromisso com o vice-presidente.

A direção da empresa sinalizou ao Sindicato querer retomar a produção com 210 trabalhadores, inicialmente, podendo chegar 450, no meio do ano.

O processo de negociação entre a Avibras e o Sindicato deve ser concluído até o final de fevereiro. A dívida trabalhista inclui 34 meses de salários em atraso, multas, verbas rescisórias e outros direitos.

"O Sindicato espera que, desta vez, o governo confirme os investimentos necessários para a volta da Avibras, pois já se passaram três anos e nada de concreto foi feito", acrescentou Weller.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos / Foto: Roosevelt Cássio e Agência Brasil - 28/01/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.