Notícia - Em reunião com Alckmin, Sindicato volta a cobrar liberação de recursos para Avibras

Em reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira (29), o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região voltou a cobrar do governo federal a liberação de recursos para a Avibras Indústria Aeroespacial. A empresa, principal indústria bélica do país, está parada desde 2022.

No encontro, Geraldo Alckmin informou que o governo está empenhado em fechar um contrato entre o Exército e a Avibras, no valor de R$ 900 milhões, por cinco anos. A confirmação, segundo Alckmin, deve ser feita até o término da negociação que está em andamento entre o Sindicato e a Avibras para o pagamento das dívidas trabalhistas acumuladas pela empresa. A retomada da Avibras está prevista para o dia 16 de março.

O Sindicato foi representado pelo presidente Weller Gonçalves e o diretor Lucas Francelino. A CSP-Conlutas foi representada pelo assessor Eduardo Zanata.


Histórico de cobrança


Esta foi a terceira vez que o Sindicato se reuniu com Alckmin, desde o início da crise na Avibras. A última reunião aconteceu em 29 de maio de 2023. Na ocasião, já estava em discussão a possibilidade de assinatura de um contrato emergencial para socorrer a fábrica, mas nada foi concretizado. Em todas as reuniões, o Sindicato cobrou medidas efetivas do governo. 

Em 2024, o presidente Weller Gonçalves chegou a entregar pessoalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta solicitando que o governo federal intercedesse em favor dos trabalhadores da Avibras. A entrega aconteceu durante uma cerimônia na Embraer. No documento, o Sindicato expôs a grave situação vivida pelos trabalhadores. 

“Já estamos há quatro anos nesta luta e defendemos a estatização da Avibras. Se o governo não assumir a empresa, tem de pelo menos garantir os contratos para que a fábrica seja retomada. A geração de empregos e o pagamento das dívidas com os trabalhadores é mais do que obrigação. Seguiremos cobrando até que as promessas sejam cumpridas”, afirma Weller Gonçalves.


Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos / Foto: Cadu Gomes/Vice-Presidência da República - 30/01/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.