Para manter grandes mobilizações em 2026, a CTB Nacional e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizaram reuniões visando planejar atividades neste ano decisivo. O objetivo é convocar o movimento sindical e os movimentos sociais para a construção de grandes Jornadas de Luta.
Segundo as entidades, a iniciativa busca fortalecer a unidade da classe trabalhadora diante da conjuntura política, econômica e social do país. A Operativa Nacional da Frente Brasil Popular (FBP) mobilizou militantes e dirigentes dos estados nos dias 3 e 4 de fevereiro, em São Paulo.
O encontro avaliou a conjuntura política e definiu as prioridades e um plano de ação para o próximo período. Houve reunião com a Frente Povo Sem Medo para articular um calendário nacional de mobilizações, fortalecendo a unidade da ação política.
Para a CTB, o momento exige organização, unidade e mobilização permanente. Segundo Rogério Nunes, secretário-adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da Central, a articulação entre as frentes populares é fundamental para enfrentar os desafios colocados à classe trabalhadora.
“A CTB nacional, assim como as seções estaduais da nossa central, convoca o movimento sindical, em aliança com os movimentos sociais, para grandes Jornadas de luta para o ano de 2026”, afirmou Carlos Rogério Nunes. A Central reafirma seu compromisso com a construção de uma ampla unidade popular, capaz de defender direitos, fortalecer a democracia e avançar nas lutas sociais em todo o país.