Nesta segunda-feira (09), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, em sua sede, a primeira reunião das secretarias da Central em 2026. O encontro marcou o início da organização política e administrativa para os próximos meses, com a definição de agendas, prioridades e ações estratégicas.
Participaram da reunião o secretário-geral Ronaldo Leite e o secretário-geral adjunto Fábio Matos; o secretário de Finanças, Alberto Broch; a secretária da Mulher, Katia Branco; o secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, Rogério Nunes; a secretária de Saúde, Dani Moretti; o secretário de Juventude, Henrique Domingues; a secretária de Serviço Público Estadual, Ivanilda Brito; além do vice-presidente da CTB e presidente da CTB-SP, René, e do diretor do Sintaema e da CTB-SP, Anderson Guayh.
Durante o encontro, foi debatida a agenda da Central para os próximos meses. A Secretaria de Saúde destacou a realização do Seminário da NR-4, no dia 11 de fevereiro, e a importância da mobilização em torno da consulta pública, aberta até 3 de março.
A Secretaria-Geral ressaltou batalhas centrais do movimento sindical, como a luta pela redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1, a comemoração dos 90 anos do salário mínimo, em Brasília, e a consolidação de normas para o trabalho em aplicativos.
A Secretaria de Juventude apresentou a organização da Câmara Cívica da Federação Russa com os Povos do Mundo, prevista para ocorrer entre os dias 15 e 18 de junho de 2026, no Brasil. O evento deve reunir cerca de 400 participantes da América Latina, incluindo 100 delegados internacionais.
A Secretaria de Serviço Público Estadual informou que, após reuniões com representantes do Nordeste para debater a situação dos servidores públicos, a intenção agora é ampliar o debate para as demais regiões do país.
Na área de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, foi feito um balanço dos dois atos realizados em defesa da Venezuela, além da preocupação com o cenário internacional, especialmente em relação a Cuba. Também foram apresentadas ações de solidariedade, como a circular da campanha de apoio ao país, a reunião da ALBA-SP em 11 de abril, a viagem a Cuba entre os dias 6 e 9 de maio para entrega de medicamentos e insumos, e a organização de brigadas na Venezuela, de 16 de março a 15 de maio.
A Secretaria da Mulher abordou a construção do FNMT e as atividades do mês de março, com destaque para uma ação no Largo da Concórdia, que contará com panfletagem e foco no combate ao feminicídio, na defesa da lei da igualdade salarial, no fim da escala 6×1, na redução da jornada de trabalho e na implementação da Política Nacional de Cuidados.
A Secretaria de Finanças destacou como prioridade a construção do 1º de Maio unitário das centrais sindicais, além do desenvolvimento de uma campanha de finanças e da realização de encontros de trabalho com as CTBs estaduais. Também foi confirmada a participação da CTB na 2ª Conferência Mundial da Reforma Agrária, que será realizada em Cartagena, na Colômbia.
Encerrando a reunião, o vice-presidente da CTB, René, reforçou a importância da mobilização do movimento sindical em apoio à candidatura do presidente Lula. Já Anderson Guayh informou a participação da CTB-SP no Seminário de Saneamento, em Brasília, entre os dias 9 e 11 de março, e no ConCidades, que acontece de 24 a 27 de fevereiro.
A reunião reforçou o papel da CTB na articulação política, sindical e social, alinhando as secretarias em torno de uma agenda unificada de lutas e mobilizações para 2026.