O 6º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que começa no próximo sábado (18) e segue até o dia 21, no Clube Guapira, em São Paulo (SP), contará com uma expressiva participação internacional. Em meio a um cenário internacional marcado por guerras, crise econômica e intensificação da exploração, cerca de 30 representantes de diferentes países estarão presentes.
Entre as delegações confirmadas, destacam-se representantes da Venezuela e de Cuba, países que enfrentam diretamente os impactos das sanções e da ofensiva imperialista dos EUA.
Também estarão presentes trabalhadores precarizados e imigrantes organizados no Reino Unido, por meio do sindicato IWGB (Independent Workers of Great Britain), conhecido por protagonizar greves e mobilizações de setores como entregadores e trabalhadores de aplicativos.
Ativistas dos Estados Unidos, país que tem sido palco de importantes greves e mobilizações recentes, evidenciando o crescimento da resistência da classe trabalhadora no centro do capitalismo global, também integram a delegação internacional, que contará ainda com representantes da Argentina, Chile, Colômbia, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Botsuana e Angola.
Os debates internacionais perpassarão os dias do 6° Congresso, nas apresentações das contribuições globais, no debate de conjuntura e no painel "A luta da classe trabalhadora contra o imperialismo no mundo e a solidariedade entre os povos", além de resoluções a serem aprovadas, reforçando o caráter internacionalista da nossa Central e a articulação global das lutas dos trabalhadores.
Seminário Sindical Anti-imperialista
Na sequência do Congresso, no dia 22, acontecerá o Seminário Sindical Anti-Imperialista, que reunirá as delegações internacionais e representantes brasileiros para fortalecer o intercâmbio entre trabalhadores de países centrais e periféricos e avançar no debate sobre estratégias comuns no enfrentamento à precarização e retirada de direitos.
O evento acontecerá das 9h30 às 17h no Hotel San Raphael, no centro histórico da cidade.
A sessão de abertura contará com uma apresentação do ILAESE sobre o imperialismo contemporâneo. A programação inclui também sessões plenárias e, à tarde, grupos de trabalho sobre meio ambiente, guerras e conflitos e emprego precário.
Confira a programação:
9h30 às 10h: Apresentação com dados sobre imperialismo – ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos)
10h00 às 12h30: Intervenções na sessão plenária (levando em consideração a proporção de brasileiros e da delegação internacional)
12:30 às 14:00: Almoço
14h00 às 15h30: Grupos de trabalho: Meio Ambiente; Guerras e conflitos; Luta contra a insegurança no emprego
15h30 às 16h00: Apresentação das contribuições dos grupos de trabalho e considerações finais.