Para alertar à população sobre a importância da extinção da escala 6X1 e a valorização dos trabalhadores, a Central de Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) e o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro promoveram uma ação nesta sexta-feira (1/5), Dia do Trabalhador, na Praia de Copacabana.
Na areia da praia foi montada uma atividade interativa com uma balança, convidando as pessoas a refletirem sobre o peso da desigualdade e sobre quanto vale o tempo do trabalhador. A proposta de conscientizar o público sobre a importância de os trabalhadores e trabalhadoras terem mais tempo para viver, descansar, estar com a família e ter mais qualidade de vida, reuniu diversas pessoas.
"Estamos diante de um 1º de Maio histórico, no qual o presidente da República abraçou a causa pela extinção da escala 6X1 e precisamos aproveitar esse momento para mostrar à população o quanto essa escala é escravocrata e nociva ao povo brasileiro", explica Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro. A categoria é uma das mais afetadas pela escala 6X1.
Manequins com uniformes de trabalhadores da saúde, arrumadeiras, serventes, metalúrgicos, entre outros, também compuseram a ação, mostrando as categorias mais afetadas pelas jornadas intermináveis.
Presidente da CTB-RJ, Paulo Farias frisou a importância de se extinguir a escala 6X1.
"Não podemos mais tolerar tamanha desigualdade e exploração. Pais e mães de família precisam ter tempo de descanso e com seus filhos", afirmou.