Em maio, o Sindicato intensificou sua atuação global ao participar de importantes agendas internacionais. No início do mês, a representação esteve no México e, na sequência, recebeu no Brasil uma comitiva do IF Metall, principal sindicato industrial da Suécia.
Na Cidade do México, a primeira agenda foi o Encontro Internacional Anti-Imperialista e Antifascista. O evento reuniu lideranças latino-americanas e internacionais para debater a reorganização da ordem mundial e estratégias contra o avanço da extrema direita. Maicon Michel, secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT e CSE na Mercedes, foi o único representante brasileiro no encontro.
“Foi um encontro incrível do campo popular. Eu era o único brasileiro em meio a representantes de toda a América Latina”, destacou Maicon, ressaltando o impacto do júri simbólico realizado durante a programação, que trouxe denúncias sobre crimes históricos dos Estados Unidos, como o apoio a ditaduras na região desde 1954.
Ainda no México, Maicon participou do Congresso dos Mineiros, maior sindicato nacional do país e de forte peso político, presidido pelo deputado federal Napoleón Gomes Urrutia, que visitou a Sede do Sindicato no ano passado. O congresso reuniu federações globais e sindicatos, como Steelworkers e UAW.
“Levei nossa solidariedade e reforcei a importância dos mineiros no debate sobre minerais críticos e terras raras, que hoje ocupam papel central na dinâmica mundial”, pontuou o dirigente. Maicon também destacou uma vitória histórica do setor após uma greve de 16 anos, que garantiu a reintegração de trabalhadores em uma das minas do país.
Intercâmbio com suecos
Ao longo do mês, a agenda se voltou ao intercâmbio realizado no Brasil com o IF Metall, representado pela presidenta Marie Nilsson e por Johan Järvklo. O encontro celebrou os 200 anos entre Brasil-Suécia, debateu a conjuntura política e os desafios para a América Latina.
Em reunião na Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), Maicon defendeu a integração produtiva regional e um debate soberano sobre terras raras, com o objetivo de evitar a reprimarização econômica e reduzir impactos ambientais.
A comitiva sueca também participou de debates sobre a história dos Metalúrgicos do ABC durante agenda realizada na Sede, em São Bernardo. Junto à direção da entidade, Maicon citou protagonismo da categoria na formulação de políticas industriais.
Ao fim da agenda, a delegação internacional conheceu a estrutura do Sindicato, visitou a fábrica da Scania e seguiu para Brasília para compromissos com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e com a embaixada sueca no país.