Notícia - Sindicato dos Comerciários realiza manifestação na Marcita Calçados por descumprimento da Convenção Coletiva

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (16), uma manifestação em frente à unidade da Marcita Calçados, na Lapa, em protesto contra o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por parte da empresa.

A mobilização foi conduzida pelos diretores da Diretoria de Relações Sindicais, Josimar Andrade, Marinaldo Medeiros e Alex Eça, ao lado da militância do Sindicato, que denunciou uma série de irregularidades praticadas pela empresa há cerca de três anos.

De acordo com o Sindicato, a Marcita Calçados vem desrespeitando direitos garantidos pela Convenção Coletiva, deixando de pagar benefícios fundamentais à categoria. Entre as irregularidades apontadas estão a ausência do pagamento do vale-refeição de R$ 17,00 por dia, o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a insuficiência do vale-transporte para atender às necessidades dos trabalhadores e a manutenção de condições inadequadas de trabalho na unidade da Lapa, que funciona sem sistema de ar-condicionado.

Durante o ato, dirigentes sindicais conversaram com trabalhadores e com a população para explicar que a Convenção Coletiva representa conquistas obtidas por meio da negociação entre o Sindicato e o setor patronal, garantindo direitos que vão além do previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por isso, seu cumprimento é obrigatório por todas as empresas abrangidas pela categoria.

Segundo o diretor Josimar Andrade, a mobilização continuará até que a empresa regularize a situação e passe a respeitar os direitos dos comerciários.

"Essa é a função do Sindicato: conquistar convenções coletivas que garantam condições mais vantajosas do que aquelas previstas na CLT, acompanhar a aplicação dessas conquistas e, quando necessário, ir para a porta das empresas exigir o cumprimento dos direitos da categoria. Não vamos aceitar que os trabalhadores sejam prejudicados", afirmou.

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo informa que as manifestações terão continuidade nos próximos dias e também serão realizadas nas unidades da Marcita Calçados localizadas nos shoppings Ibirapuera e Center Norte, reforçando a cobrança para que a empresa cumpra integralmente a Convenção Coletiva de Trabalho e respeite os direitos de seus trabalhadores e trabalhadoras.

 


Fonte:  Sindicato dos Comerciários de São Paulo - 22/07/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.