Notícia - Só as ruas podem garantir a aprovação da 6x1 já

A notícia de que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destravou o encaminhamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 não garante em nada a aprovação do fim da escala 6x1. O tema só virou pauta nacional e segue vivo na ordem do dia porque a classe trabalhadora foi às ruas. Agora, Lula também está preocupado com as eleições. Para que o fim da escala seja aprovado antes das eleições é preciso mobilizar a classe trabalhadora. Se deixar para depois, eles vão adiar para sempre. 

Exigir das centrais sindicais a organização da Greve Geral

A nossa classe precisa entrar em cena novamente e parar a produção pelo fim da escala 6x1. Por isso, a Central faz um chamado urgente às demais centrais sindicais brasileiras: é hora de romper com a paralisia, deixar de lado os panos quentes com o governo e unificar as bases para construir uma Greve Geral no país pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada sem redução de salário!

Sabemos que estamos diante de uma armadilha. Se o projeto ficou travado no Congresso desde sua aprovação na Câmara dos Deputados em maio, foi justamente devido ao jogo de cena entre o governo federal, a cúpula do Legislativo e a bancada empresarial. A aproximação do período eleitoral faz com que os parlamentares voltem a olhar para a pauta popular por puro cálculo das urnas, mas nos bastidores a negociação para desfigurar a proposta continua a todo vapor.

A escala 6x1 é escravidão moderna: a resposta é nas ruas!

A escala 6x1 é uma verdadeira aberração que adoece a classe trabalhadora, destrói a vida familiar e rouba o tempo livre de milhões de operários, comerciários, operadores de telemarketing e trabalhadores da logística. Acabar com essa jornada desumana não é um favor dos políticos: é uma necessidade urgente de saúde física, mental e de sobrevivência da nossa classe.

A experiência histórica demonstra que nenhum direito foi conquistado no Brasil confiando no parlamento burocrático. As férias, o 13º salário e a própria limitação da jornada só foram arrancados com sangue, suor, greves e mobilizações de massa.

Deixar a votação para o calendário eleitoral significa permitir que os patrões usem seu poder financeiro para chantagear o Congresso e esvaziar a proposta. Por isso, a luta precisa acontecer agora.

- Basta de escala 6x1!

- Jornada de 36 horas semanais já, sem redução salarial!

- Pela revogação de todas as reformas trabalhistas e da pejotização!

- Construir a Greve Geral em todo o Brasil!



Fonte:  CSP-CONLUTAS - 18/08/2026

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.