A secretária de Organização da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e diretora do Departamento Migrante do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo (STDMSP), Diana Soliz, participou, nesta quarta-feira (23), de encontro que debateu os Desafios do Trabalhadores e Trabalhadoras. O evento ocorreu no Renassence Hotels, em São Paulo.
A abertura do encontro foi realizada pelo diretor de Programas do escritório Solidarity Center no Brasil, Gonzalo Martins. Após a sua fala, ele passou a palavra para a embaixadora Katerine Tainá, que abordou sobre a “Inclusão dos trabalhadores na sociedade”. Além disso, a embaixadora ressaltou ainda a campanha “Cuida de Quem te Cuida” e a importância da relação dos empregadores e os trabalhadores.
Durante o evento, a líder sindical abordou o tema “Direitos Trabalhistas das Trabalhadoras Domésticas”. Segundo Diana Soliz, a maioria das trabalhadoras domésticas sofre com o descumprimento dos patrões.
“A FENATRAD foi a primeira entidade a lançar a Campanha “Cuida de Quem te Cuida”. Nossa categoria também precisa ser cuidada para que tenhamos um bom desempenho no trabalho. Quem adoece não consegue trabalhar, tem que ter empatia também por parte dos empregadores. Não somos máquinas, somos seres humanos”, afirmou.
O presidente da Central Única dos trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, e a servidora pública no Ministry Of Health e líder sindical, Maria Julia, falaram sobre “Racismo e Trabalho escravo”. A presidenta da Confederação Nacional dos trabalhadores do Ramo do Vestiário (CNTRV/CUT), Cida Trajano, abordou sobre os desafios dos trabalhadores no setor têxtil.
Loricardo de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) falou sobre os Acordos Globais, Saúde e Segurança dos trabalhadores; e Martha Esparza tratou o tema “Como Empoderar os Trabalhadores e Trabalhadoras”.