Notícia - Comitê Gestor do Trabalho discute impacto da IA na Saúde e Segurança no Trabalho

Nesta segunda-feira (28), Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, foi realizada a Reunião do Comitê Gestor da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O encontro teve como ponto central a apresentação do mais novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT): "Revolução no Setor de Segurança e Saúde no Trabalho: o papel da Inteligência Artificial e da Digitalização no Trabalho".

A apresentação foi conduzida por José Ribeiro Soares Guimarães, Oficial de Projeto do Escritório da OIT no Brasil e Coordenador Nacional do Projeto "Monitorando e Avaliando o Progresso no Trabalho Decente" (MAP). Guimarães detalhou os principais resultados do relatório, lançado mundialmente nesta data, reforçando a importância de refletirmos sobre o impacto das novas tecnologias na segurança e saúde ocupacional.

Representando a CUT Bahia, Gilene Pinheiro, secretária de Relações do Trabalho, participou da reunião e destacou a necessidade de garantir que os avanços tecnológicos sejam usados a favor dos trabalhadores. "É fundamental que a Inteligência Artificial e a digitalização estejam a serviço da vida e da dignidade, e não apenas do lucro. Precisamos de políticas públicas e regulamentações que coloquem os trabalhadores no centro dessa transformação", afirmou Gilene.

O relatório da OIT aponta que a Inteligência Artificial e a digitalização vêm provocando mudanças profundas na forma de identificar riscos, prevenir acidentes e promover ambientes de trabalho mais seguros. No entanto, também alerta para os novos desafios éticos, regulatórios e sociais que precisam ser enfrentados para garantir que a inovação tecnológica contribua efetivamente para proteger a vida e a saúde dos trabalhadores.

A reunião reforçou o compromisso do Comitê Gestor do Trabalho Decente da Bahia em acompanhar as transformações do mundo do trabalho e desenvolver ações que assegurem ambientes mais seguros, justos e humanos.

Neste 28 de abril, mais do que nunca, renovamos a memória das vítimas e reafirmamos a luta contínua pela proteção da vida no trabalho.


Fonte:  CUT-BA - 29/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.