Notícia - FENAJ divulga Carta Aberta com reivindicações da Campanha Salarial Nacional Unificada 2025

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e seus 31 sindicatos filiados divulgaram uma carta aberta à sociedade por meio da qual apresentam as reivindicações da categoria, que realiza nesta quarta-feira (7/05) o Dia Nacional de Luta, como parte das mobilizações da Campanha Salarial Nacional Unificada.

Veja íntegra do texto:

 

Carta à Sociedade Brasileira
7 de maio – Dia Nacional de Luta das e dos Jornalistas

Neste 7 de maio, Dia Nacional de Luta das e dos Jornalistas Brasileiros, nós, profissionais da imprensa organizada em sindicatos por todo o país e representados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), nos dirigimos à sociedade para afirmar com firmeza: somos trabalhadoras e trabalhadores, e a nossa luta é por dignidade, direitos e valorização.

Aproveitamos essa data emblemática para lançar, em todo o Brasil, a *Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas*, sob o lema: “QUEM INFORMA O BRASIL SOMOS NÓS – Nossa Luta é por Direitos e Valorização!

Vivemos uma realidade marcada por demissões em massa, precarização, salários defasados, pejotização fraudulenta e pela crescente intransigência dos empregadores em negociar condições justas de trabalho. Sentimos na pele o peso da exploração e reafirmamos: o sindicato é instrumento fundamental para resistir e avançar.

Reivindicamos, com legitimidade e urgência:

– Salário digno e trabalho decente
– Ampliação dos pisos salariais
– Igualdade de oportunidades e combate à discriminação
– Licença-maternidade de 180 dias e paternidade de 30 dias
– Melhoria dos auxílios (alimentação, creche, saúde)
– Aprovação da “PEC do Diploma”
– Combate à precarização e ao uso irregular de contratos de PJ
– Taxação das Big Techs e criação de um Fundo Público de Fomento ao Jornalismo

A profissão enfrenta ataques diários, seja pela desvalorização econômica, seja pelas investidas autoritárias contra a liberdade de imprensa. Em tempos de avanço do obscurantismo e de desinformação, a defesa da verdade e do direito à informação se tornam ainda mais urgentes. E isso exige condições materiais para que os jornalistas possam exercer seu trabalho com segurança, ética e autonomia.

Não há democracia plena sem jornalismo. Não há jornalismo forte sem jornalistas valorizados.

É por isso que, neste 7 de maio, ocupamos ruas, redes e redações com uma só voz: a luta por nossos direitos é uma luta por toda a sociedade.

Com unidade, consciência de classe e coragem, seguiremos mobilizados por um futuro em que a informação seja livre, e o trabalho jornalista seja, enfim, respeitado.

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil


Fonte:  Fenaj - 09/05/2025

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.