O Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região, em Minas Gerais, participou na última quarta-feira (7) de audiência pública na Câmara Municipal de Contagem sobre a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e direitos e pelo fim da escala 6x1. A audiência foi solicitada pela vereadora Adriana Souza (PT) e teve também a participação da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais (FEM/CUT-MG), representada pelo presidente Marco Antônio de Jesus.
O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, 16 sindicatos e movimentos sociais e os mandatos parceiros de Moara Sabóia (PT - Contagem); Luiza Dulci, Bruno Pedralva (PT - Belo Horizonte) e Gael Silveira (PT - Pedro Leopoldo), mostrando que essa luta é coletiva, urgente e profundamente necessária. O canal de Youtube da Câmara Municipal de Contagem transmitiu o evento na íntegra (assista ao vídeo completo abaixo).
Foi um momento de debates sobre a triste realidade vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras que estão em jornadas exaustivas de trabalho e cumprindo uma escala laboral que inviabiliza o convívio familiar, a capacitação pessoal e o lazer.
Os participantes também ressaltaram os diversos desafios que precisam ser enfrentados e superados até a conquista de uma jornada de trabalho com carga horária máxima de 32 horas semanais e a escala 4x3.
A mobilização e a participação da classe trabalhadora nessa luta serão fundamentais para se alcançar essa importante mudança na lei trabalhista.
Audiência em Sorocaba
Nesta sexta-feira (9) será realizada outra audiência pública sobre o tema, na Câmara Municipal de Sorocaba (SP). O evento, que acontece a partir das 19h, terá o tema "Pelo Fim da Escala 6x1!", e contará com a presença do vereador do PT e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izídio de Brito, deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), além de convidados. Outras audiências públicas nas câmaras de vereadores do país devem ocorrer nas próximas semanas, reforçando a defesa da pauta da redução da jornada junto à sociedade.
* Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem, FEM/CUT-MG, Instagram da vereadora Adriana Souza (PT), e instagram do vereador Izídio Brito (PT)