O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu nesta quarta-feira (9) representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT). Participaram da reunião o presidente da entidade, Loricardo de Oliveira, e a secretária de Assuntos de Políticas Sociais, Kelly Cristina de Andrade Galhardo. O secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, também esteve presente no encontro.
Entre os temas debatidos estiveram o abaixo-assinado em apoio às Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que tratam da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6x1 (PEC 8/2025), a regulamentação do Crédito do Trabalhador e as políticas de contratação de mão de obra local pelas novas montadoras de automóveis instaladas no país.
Escala 6x1 – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025 propõe a adoção de uma jornada semanal de quatro dias de trabalho e três dias de descanso, com o objetivo de substituir a atual escala 6x1 (seis dias de trabalho por um de descanso). A proposta limita a jornada regular a 36 horas semanais, em contraste com a regra vigente na Constituição Federal, que permite até oito horas diárias e até 44 horas semanais de trabalho.
O texto também contempla a possibilidade de compensação de horas e a redução da jornada, desde que acordadas por meio de negociação coletiva, seja por acordo ou convenção.