A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) recebeu a direção nacional da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e reafirmou seu compromisso histórico na luta antirracista e na promoção da igualdade. A entidade sindical se colocou à disposição para ajudar a Unegro na 5ª Conferência Nacional da Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que será realizada em Brasília, de 14 a 19 de setembro.
Segundo Julião Vieira, membro da Executiva Nacional da Unegro, a parceria com a CTB será fundamental para fortalecer a presença do movimento no encontro.
“Fomos recebidos pelo presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, onde a CTB se colocou à disposição de ajudar o negro na 5ª Conferência Nacional da Promoção de Igualdade Racial, que vai ser em Brasília, nos dias 14 a 19 de setembro. (…) Vamos estar em torno de 150 delegados na conferência para 1.500 delegados. Então, a Unegro vai se fazer presente e a CTB vai ser uma grande parceira nossa”, destacou Julião.
O dirigente também lembrou que a CTB acaba de realizar seu congresso nacional, que consolidou como secretário nacional de combate ao racismo o militante baiano Jerônimo da Silva Júnior, fundador da Unegro na Bahia que foi convidado do CNPIR (Conselho Nacional de Políticas da Igualdade Racial) para ser facilitador do eixo democracia no CONAPIR. Para Julião, essa representação reforça a unidade das entidades na luta pela promoção da igualdade.
Democracia e reparação como eixos centrais
Edson França, também da Executiva da Unegro, reforçou a importância da Conapir como espaço estratégico de construção de políticas públicas. Para ele, a conferência permitirá discutir temas estruturais para o Brasil, com destaque para a defesa da democracia, do direito à vida e da reparação histórica.
“A Conapir é muito importante, porque dentre os vários eixos que ela trata, dois, pra gente, são fundamentais. Um é sobre a democracia, e a gente quer qualificar essa democracia, tirar do povo a ideia de que democracia é votar cada dois anos. Democracia é a divisão de todos os recursos que a sociedade constrói, é direitos, é tratamento igualitário em todos os espaços”, afirmou.
O dirigente denunciou ainda a violência policial contra a população negra e defendeu políticas de reparação efetivas.
“O Estado está em guerra com o seu povo. (…) E outro debate importante para a gente é o debate da reparação. E aí entram as políticas de igualdade racial, como ações afirmativas e cotas. Nós vamos defender cotas para a entrada de negros e negras no serviço público, fortalecer as cotas nas universidades e garantir que empresas que participam de compras governamentais tenham políticas de diversidade”, ressaltou Edson.
CTB reafirma compromisso
Com a presença ativa de militantes da Unegro em sua estrutura, a CTB reforça seu papel como aliada nas lutas antirracistas e pela justiça social no Brasil. A parceria com a Unegro na 5ª Conapir é mais uma demonstração desse compromisso histórico em defesa da igualdade, da democracia e dos direitos do povo brasileiro.