Metalúrgicos da Ericsson, em São José dos Campos, tiveram uma importante conquista para a regularização de cargos e salários. Em acordo aprovado em assembleia nesta terça-feira (2), a empresa reconheceu situações de desvio de função na fábrica para cerca de 50 trabalhadores, que terão reajuste salarial de até 60%.
Os casos de desvio de função atingiam principalmente a área de produção de rádios. O acordo foi negociado entre o Sindicato e a empresa e terá impacto que varia entre R$ 1.000 e R$ 2.000 nos salários, conforme o cargo de cada trabalhador contemplado.
Mas o trabalho para mapeamento de irregularidades e negociação em outros setores da fábrica continua. As situações de desvio de função acontecem há mais de dez anos na Ericsson e ainda não acabaram. O Sindicato também exige a regularização para o pessoal do administrativo e do estoque.
“O desvio de função é inaceitável e tem de ser combatido. O Sindicato está buscando acabar com essa prática em todos os setores da Ericsson. O acordo aprovado agora já foi um importante passo nessa direção”, afirma o diretor do Sindicato Jairo Venâncio de Paiva.