Em 10 de novembro, seis afiliadas da IndustriALL em Uganda organizaram uma conferência que reuniu 80 participantes, incluindo os principais parceiros sociais, para discutir estratégias para o desenvolvimento econômico do país e como isso se liga à industrialização do continente por meio da integração de comunidades econômicas.
Os sindicatos concordaram que o terceiro Plano Nacional de Desenvolvimento do país (2020-2025) é um documento importante de incentivo a política de industrialização de Uganda e que os sindicatos devem assegurar sua implementação. O plano promove a agregação de valor nos setores de mineração, petróleo e gás e outro setores, bem como a geração de empregos. As entidades sindicais enfatizaram que a industrialização deve trazer empregos decentes e que os direitos dos trabalhadores devem ser respeitados. O encontro foi a oportunidade de pedir aos governantes do país a ratificarem a Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho.
Além disso, salários dignos e a erradicação do trabalho precário devem ser considerados na implementação. Por sua vez, os investimentos no desenvolvimento industrial também devem trazer novas competências aos trabalhadores. O governo também deve construir mais zonas de processamento de exportação para os setores de têxteis, vestuário, couro e calçados que possam criar mais empregados para os ugandenses ao longo da cadeia de valor. Os setores de pequena e média escala também devem ser apoiados.
A reunião contou com a presença de membros do parlamento representando trabalhadores, altos funcionários do governo, organizações empresariais, líderes sindicais, organizações da sociedade civil, organizações de empregadores e especialistas.
Os cinco representantes do parlamento que representam os trabalhadores, prometeram levar o debate sobre a industrialização para o parlamento ugandense. A constituição de Uganda permite a eleição de membros do parlamento que representam os trabalhadores.
O presidente do Conselho Coordenador da IndustriALL de Uganda, Hajji Twaha Sempebwa, falou sobre a importância da industrialização do continente africano.
“A industrialização é a chave para o desenvolvimento dos países da África Subsaariana, incluindo Uganda, pois cria oportunidades de trabalho decentes. No entanto, devemos garantir que os direitos dos trabalhadores e empregos decentes estejam na ordem do dia. Nossos governos deram grandes passos para garantir o sucesso, mas ainda há muito a fazer para superar os desafios da implementação, especialmente no contexto da pandemia COVID-19, disse Sempebwa.